Cinquentenário da UCS é comemorado em Canela com concerto na Catedral de Pedra.
A Catedral Nossa Senhora de Lourdes (Catedral de Pedra) foi palco da apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul na última sexta-feira, dia 21 de julho, em mais uma edição do Concerto de Integração comemorativo aos 50 anos da UCS. Uma plateia formada por autoridades acadêmicas, autoridades políticas de Canela e de Gramado, empresários, acadêmicos e egressos do Campus Universitário da Região das Hortênsias, estudantes do Programa UCS Sênior Hortênsias e turistas puderam apreciar o concerto regido pelo maestro Diego Schuck Biasibetti, que contou, como convidados, os solistas Giovani dos Santos (violino) e Júlio Wagner (oboé).
Antecedendo a abertura do espetáculo, o reitor Evaldo Kuiava destacou o caráter diferenciado da Região das Hortênsias que sempre ofereceu uma contribuição ativa ao trabalho da Instituição. “A UCS completa seus 50 anos e há 31 está instalada em Canela com o seu Campus Universitário da Região das Hortênsias, contribuindo com o desenvolvimento desta empreendedora e pujante Região”. Ele enfatizou ainda a missão da Universidade e a significativa importância dos campi universitários tanto para a Universidade quanto para a comunidade onde estão inseridos, como o das Hortênsias, que atualmente registra aproximadamente 1.200 estudantes matriculados em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e no Programa UCS Sênior. À comunidade, aos empresários e aos gestores públicos, o reitor agradeceu pela valorização dada à Universidade.
O vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar – egresso dos cursos de Turismo e Direito do Campus Universitário da Região das Hortênsias – relembrou seu período como estudante, enaltecendo especialmente o envolvimento da UCS com a comunidade através de iniciativas como o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJU-Hortênsias). Para ele, “a UCS é a Universidade que fez a história da região. Como egresso me sinto muito à vontade para dizer que ela realmente impulsionou o desenvolvimento da nossa região através das oportunidades de ensino, pesquisa e extensão. Proporcionou o crescimento das pessoas e o combate às desigualdades regionais. E, tão importante quanto resgatar e valorizar essa história e o nosso passado, é ser agente transformador do futuro. Ela merece nosso respeito e reconhecimento”.
Também prestigiaram o concerto comemorativo o Major Gilson Wagner de Oliveira Alves (Comandante do 1º Batallhão de Policiamento em Áreas Turísticas), Ângelo Sanches (secretário Municipal de Turismo e Cultura de Canela), Allan John Lino (secretário Municipal de Cultura de Gramado), Jean Carlo Monteiro Spall (secretário Municipal de Saúde de Canela), Alexandre Dapper (presidente da ACIC de Canela), Leonardo Beroldt (presidente do Corede – Hortênsias), Ariel Stopassola (presidente da OAB Subseção Canela/Gramado), Glenda Viezzer (presidente da Fundação Cultural de Canela), vereadores de Canela e Gramado e a diretora da unidade universitária, Margarete Fátima Lucca.
Fotos: Dinarci Borges