Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu têm novos coordenadores.
Foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 28, a cerimônia de posse dos coordenadores dos dezesseis programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade para um mandato de dois anos. A cerimônia – conduzida pelo reitor Evaldo Kuiava e pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilda Stecanela – teve a participação de autoridades acadêmicas, docentes e estudantes de todos os programas.
O processo de escolha dos coordenadores teve início no mês de abril com a publicação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Chamada e da Instrução Normativa com orientações sobre o processo de indicação dos nomes. A partir dessas orientações, as assembleias de docentes dos programas apresentaram uma lista tríplice, encaminhada ao reitor, que fez a designação do coordenador, conforme determinam o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade. Sete coordenadores foram reconduzidos ao cargo.
Em nome dos coordenadores que encerraram as atividades de coordenação, a professora Terciane Angela Luchesi, do Programa de Pós-Graduação em Educação, enfatizou que a função de coordenador exige “equilíbrio para permanecer atuando como um intelectual, equilíbrio para fazer a gestão liderando um trabalho coletivo, entre docentes e estudantes; e equilíbrio para fazer essa mediação.É preciso ser um mediador e líder para inspirar os colegas na produção do conhecimento científico”.
O professor Sidnei Moura e Silva, que assume a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia falou em nome dos coordenadores que iniciam na coordenação, ressaltando que os programas de pós-graduação na Universidade começaram ainda na década de 1990 e desde então, “surgiram incontáveis soluções de problemas, que contribuiram para colocar a UCS em destaque no cenário nacional. Colaborar com tudo isto traz uma enorme satisfação pessoal a um professor-pesquisador”. Ele também destacou a contribuição do professor Aldo Dillon, que por 13 anos, na condução do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, “manteve-o entre os melhores do Brasil. Mas temos desafios na pós-graduação. Entre eles, o aumento da internacionalização dos programas, a modernização e a integração das pesquisas, a sustentabilidade econômica e ambiental, mantendo a formação de qualidade, dando uma visão mais empreendedora aos egressos”, concluiu.
Consolidação da Pesquisa e Pós-graduação
Nilda Stecanela, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, situou a ousadia que acompanhou o processo de deflagração da escolha e indicação dos coordenadores dos programas, lembrando que pela primeira vez o processo de escolha foi realizado desta forma. “Coube ao reitor Evaldo Kuiava analisar os nomes, ouvindo todos os professores que contavam das listas tríplices. Não posso deixar de sublinhar a maturidade com que o processo foi coordenado no âmbito de cada programa. Aprendemos com tudo isso e demos um passo a mais na consolidação da pesquisa e da pós-graduação da UCS, cuja análise longitudinal, desde 1993 com a implantação do primeiro programa de pós-graduação – o de Biotecnologia – até os dias atuais, indica que nos aproximamos no limiar de protagonizar o que estamos chamando de quarta geração da Pesquisa e Pós-Graduação na UCS”.
A pró-reitora destacou três importantes diretrizes da área: a dimensão de capital humano, a dimensão de geração de capital de conhecimento e a dimensão de geração de capital financeira. E que essas diretrizes se desdobram em três grandes objetivos: a pesquisa e a pós-graduação como vetor de fortalecimento e reposicionamento da presença indispensável na UCS na região; como vetor de diferenciação e inovação para o reposicionamento da sustentabilidade institucional nas suas distintas operações; e como vetor na formação avançada para atração e retenção de talentos docentes, discentes e funcionários.
O reitor Evaldo Kuiava salientou o privilégio de conversar com todos os candidatos, “ponderando questões relevantes sempre mantendo uma relação de respeito com candidato. Esse evento de posse foi organizado para agradecer a quem está encerrando sua função como coordenador, mas que continua ligado à docência e à pós-graduação, e a quem está assumindo essa nova missão. A pesquisa e a pós-graduação são encaradas com seriedade: onde temos um mestrado precisamos preparar um doutorado, para crescermos ainda mais como universidade. Podemos ser referência em todas as áreas do conhecimento”.
Dirigindo-se ao professor Juan Carrau, presente à solenidade, o reitor lembrou que foi ele quem liderou o processo de implantação das primeiras pesquisas na área da Biotecnologia, que acabaram por dar origem ao primeiro curso de pós-graduação Stricto Sensu da Universidade – o Mestrado em Biotecnologia – e à primeira patente internacional da UCS. “Tenha o nosso agradecimento professor Carrau, por ter liderado a pesquisa que foi a base do nosso primeiro programa de pós-graduação”, disse.
Os coordenadores
Programa de Pós-Graduação em Administração – Professor Dr. Gabriel Sperandio Milan
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Doutorado em Biotecnologia e Mestrado Acadêmico em Biotecnologia) – Professor Dr. Sidnei Moura e Silva
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola) – Professor Dr. Sérgio Echeverrigaray Laguna
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Professor Dr. Asdrubal Falavigna
Programa de Pós-Graduação em Direito – Professor Dr. Adir Ubaldo Rech
Programa de Pós-Graduação em Educação – Professora Dra. Flávia Brocchetto Ramos
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias – Professor Dr. Ademir José Zattera
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção -Professor Dr. Gabriel Vidor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais – Professora Dra. Janaina da Silva Crespo
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais – Professor Dr. Lademir Luiz Beal
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – Professor Dr. Carlos Alberto Costa
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Professor Dr. Odilon Giovannini Junior
Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Professor Dr. João Carlos Brum Torres
Programa de Pós-Graduação em História – Professora Dra. Eliana Rela
Programa de Pós-Graduação em Letras – Professora Dra. Heloísa Pedroso de Moraes Feltes
Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – Professora Dra. Marcia Maria Cappellano
Fotos: Claudia Velho