UCS 50 Anos – Reverência a trajetórias dedicadas à Educação Superior.
Conselho Universitário entregou medalhas de mérito em Educação, Científico e Comunitário a 52 pessoas e uma entidade como reconhecimento pela contribuição com o crescimento e a consolidação da Universidade de Caxias do Sul.
Foi fazendo uso de dois personagens célebres da história e da mitologia da Grécia Antiga que o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Kuiava, deu ênfase à importância da contribuição de 53 homenageados na implantação, crescimento, desenvolvimento e consolidação da instituição ao longo dos últimos 50 anos. A entrega das medalhas Dom Benedito Zorzi – Mérito Educação, Reitor Virvi Ramos – Mérito Científico, e Prefeito Hermes Webber – Mérito Comunitário, a 52 pessoas e a uma entidade, em sessão solene do Conselho Universitário (Consuni), órgão superior de deliberação da Universidade, ocorreu na noite desta sexta, 28 de julho, no UCS Teatro. O evento integrou o calendário oficial de comemorações do cinquentenário da UCS.
A primeira comparação construída pelo reitor amparou-se no discurso de Péricles, personagem da obra A História da Guerra do Peloponeso, de Tucídides, em exaltação à democracia e à cidade de Atenas, “que vive sobre a égide da deusa da Sabedoria, Atena”. Entre alguns trechos, arrematou destacando a citação ‘Nossa cidade, no seu conjunto, constitui um vivo aprendizado para toda a Grécia, e todo ateniense crescido nessa escola pode desenvolver uma personalidade autônoma sob muitos aspectos, com destreza e refinado decoro’.
“Permitam-me fazer a seguinte analogia: A Atenas retratada por Péricles é a nossa UCS. Berço não da civilização e do pensamento grego, mas fonte propulsora do desenvolvimento de Caxias do Sul e região. Nela, cultivamos a cultura, o conhecimento, a ciência. Nela, muitas pessoas, muitos dos senhores e das senhoras, aqui homenageados, cultivaram a sua vida”, ressaltou Kuiava. “A UCS nasceu comunitária, com a força de pessoas engajadas em favor do progresso de todos, e reconhece que sua trajetória está marcada pela presença de cada um de vocês. Como Péricles construiu a Atenas, vocês construíram a UCS”, completou.
Odisseia – Em seguida, o reitor referenciou a história mítica de Odisseu (Ulisses na mitologia romana), cuja jornada, enfrentando deuses e homens e determinando o triunfo grego na Guerra de Troia, é narrada pelo poeta épico Homero nos textos Odisseia e Ilíada. “A Odisseia pode ser lida de muitas maneiras. Eu a leio como um ode à inteligência, à coragem e à determinação humana. Na figura mítica de Odisseu, vê-se um herói inabalável, focado, líder e apaixonado”, pontuou Kuiava, para estabelecer a associação: “A trajetória da UCS, nestes 50 anos, constitui-se numa Odisseia. Uma longa jornada cheia de lutas, conquistas e transformações. Os homenageados de hoje são Odisseus: lutaram e lutam pela educação, doando suas vidas à causa do Ensino Superior. Quantas pessoas e quantas vidas foram influenciadas? Quanto o mundo ficou melhor pela presença dos senhores e das senhoras? Sim, hoje é um dia para nos ufanarmos pela obra humana levada a efeito por vocês”.
Reconhecimento – A representação das histórias de Péricles e Odisseu foi unificada, pelo reitor, nas figuras dos fundadores da Universidade – o bispo diocesano em 1967, Dom Benedito Zorzi, o médico Virvi Ramos, e o prefeito de Caxias do Sul à época, Hermes Webber. “Eles também mereceriam as medalhas homônimas. Eles iniciaram a nossa ‘Odisseia’”.
Por fim, Kuiava enalteceu a colaboração dos homenageados para a trajetória da UCS. “Vocês fizeram a Universidade e continuam propagando o nome dela mundo afora. Seus nomes ressoam fortes nos corredores desta cinquentenária instituição. Na presente sessão solene, o Consuni consolida este reconhecimento. E, na memória de cada um, desejo que fique a gratidão desta casa que os acolhe, carinhosamente, para todo o sempre”.
AS CONDECORAÇÕES
Dentre os 53 condecorados – cinco in memoriam – (confira relação abaixo), um total de 30 (29 pessoas mais a Escola Superior da Magistratura Federal – Esmafe/RS) receberam o Mérito Educação – Medalha Dom Benedito Zorzi; 14 foram agraciadas com o Mérito Científico – Medalha Reitor Virvi Ramos; e a nove foi outorgado o Mérito Comunitário – Medalha Prefeito Hermes Webber. Os homenageados foram escolhidos por sua representatividade na história da UCS e por sua contribuição para torná-la o que é hoje: um ente indissociável da identidade regional e uma referência no contexto do Ensino Superior em nível nacional.
Instituídas e concedidas pelo Consuni, as comendas levam os nomes dos fundadores da UCS e designam o reconhecimento a pessoas e entidades que se notabilizaram por ações sociais visando ao desenvolvimento humanitário, econômico e cultural da sociedade, nos segmentos da educação (desde o ensino básico até o superior), das relações comunitárias e da promoção do desenvolvimento da ciência e da tecnologia na região, no Estado e no país.
Do surgimento à expansão, homenageados destacam histórico de esforços coletivos
Três professores, um de cada grupo de agraciados, pronunciaram-se em nome dos homenageados. Lembrando a crítica de Dante Alighieri aos omissos em A Divina Comédia, Aldo Migot, destacou a postura oposta dos fundadores da UCS, em especial do bispo que denomina a medalha do Mérito Educação, cuja atuação testemunhou: “Dom Benedito Zorzi foi ousado, determinado e generoso. Empenhou a palavra, sobre constituir a Universidade, e não recuou”, salientou. “A UCS nasceu do coração e mente desses pioneiros que ouviram o apelo da sociedade. Ao reconhecer o mérito deles, nossa Universidade credencia-se a continuar conduzindo nossos jovens a águas mais profundas, como reza o lema In Altum Ducit (Conduz para o Alto)”.
Representando os condecorados com o Mérito Científico, Jayme Paviani, lembrando ter ingressado como docente da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1965, enfatizou o esforço coletivo que resultaria na criação da UCS dois anos depois, e que caracterizaria a jornada da instituição pelas décadas seguintes até a atualidade. “Não existe ensino sem ciência. Milhares estudaram, se formaram e construíram a UCS, hoje uma das grandes Universidades do Brasil. E não existe a possibilidade de sermos grandes sem esforço coletivo”, definiu.
Jaime Lovatel, representando os agraciados com o Mérito Comunitário, também fez referência a um episódio histórico para a UCS no qual atuou diretamente: a concessão, em 1974, pelo governo do Estado, da Estação Experimental de Viticultura e Enologia. Além de fornecer o terreno onde hoje está instalado o campus-sede, o gesto simbolizou a início da Pesquisa Científica na instituição, aspecto que hoje a notabiliza entre as melhores Instituições de Ensino Superior do país. “A transferência da Estação Experimental foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Ao exercer a pesquisa, a UCS expandiu sua ação comunitária, pela qual sempre atuou em benefício da sociedade”, apontou. “Nesses 50 anos, temos mais de 70 mil trabalhos de pesquisa realizados pelas pessoas que aqui se formaram e daqui saíram para expandir o desenvolvimento”, complementou, ilustrando a importância daquilo quem, analogamente, compõe a missão institucional da UCS: a produção, sistematização e socialização do conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável.
OS HOMENAGEADOS
Mérito Educação – Medalha Dom Benedito Zorzi
Aldo Francisco Migot
Aldo Luiz Zat
Ana Mery Sehbe De Carli
Corina Michelon Dotti
Elaine Damiani Conte
Escola Superior da Magistratura Federal no RS – ESMAFE/RS
Gelça Regina Lusa Prestes
Geraldo Castelli
Guadalupe Bolzani
Igino Santo Damo
Ivan Tomasi (in memoriam)
Ivo Adamatti
Ivonne Assunta Cortelletti
Jussara Maria Marchioro Stumpf
Liane Beatriz Moretto Ribeiro (in memoriam)
Loraine Slomp Giron
Luiz Victorio Garbin
Marcia Maria Cappellano dos Santos
Maria Helena Wagner Rossi
Mário Gardelin
Neiva Senaide Petry Panozzo
Nelson Francisco Benvenutti
Nelson Goulart Ramos
Nilva Lúcia Rech Stedile
Paulo Luiz Zugno (in memoriam)
Pedro Ernesto Gasperin
Petrônio Fagundes de Oliveira Filho
Roque Maria Bocchese Grazziotin
Sérgio José Rech
Valter Romeu Casara
Mérito Científico – Medalha Reitor Virvi Ramos
Asdrubal Falavigna
Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro
Gilberto Golin Grazziotin (in memoriam)
Israel Jacob Rabin Baumvol
Jayme Paviani
João Carlos Brum Torres
José Carlos Köche
José Clemente Pozenato
Juan Luis Carrau Bonomi
Mara Zeni Andrade
Mario Carlos Beni
Mirian Salvador
Ronaldo Adelfo Wasum (in memoriam)
Vania Beatriz Merlotti Herédia
Mérito Comunitário – Medalha Prefeito Hermes Webber
Armando Antonio Sachet
Carmen Cecília Schmitz
Dom Nei Paulo Moretto
Homero Francisco Peixoto Camargo
Jaime Luiz Lovatel
José Reovaldo Oltramari
Manfredo Schmiedt
Raul Bampi
Vera Beatriz Stedile Zattera
Fotos: Berenice Stallivieri e Claudia Velho