Sessão solene da Câmara de Vereadores de Canela homenageia os 50 anos da UCS.
A Câmara Municipal de Vereadores de Canela realizou, na noite desta terça-feira, dia 1º de agosto, no auditório do Campus Universitário da Região das Hortênsias, sessão solene que homenageou os 50 anos da Universidade de Caxias do Sul. Autoridades políticas e acadêmicas, bem como alunos e docentes da UCS e a comunidade regional prestigiaram a solenidade. A proposição foi feita pelo vereador Jerônimo Terra Rolim (PSDB), que lembrou ser egresso da UCS – no curso de Direito – e justificou a homenagem “pelo pioneirismo da Universidade em Canela e a atuação no campo do ensino, pesquisa, inovação e extensão, onde a UCS mantém unidades em oito cidades, atingindo diretamente uma população de mais de 1 milhão de habitantes”.
Ao completar os seus 50 anos, a Universidade de Caxias do Sul se consolida como uma instituição de pesquisa e ensino voltada para a promoção de uma educação de qualidade e excelência. Ao agradecer a homenagem, o reitor Evaldo Kuiava enfatizou que “a força de uma universidade pode ser medida pelos números de pessoas que ela ajudou a formar, pelos conceitos e ideias que ela ajudou a revolucionar, pelas empresas que ela ajudou a implantar e pelos sonhos que ajudou a concretizar. A marca de uma universidade simboliza a sua força e é capaz de ultrapassar as barreiras do tempo e os limites geográficos. A marca da Universidade de Caxias do Sul, impressa na história da sua região, faz parte da trajetória de sucesso de pessoas, empresas e comunidades que acreditaram e acreditam no conhecimento como fator de progresso e desenvolvimento social”.
Referindo-se à presença da Universidade em Canela, o reitor lembrou que o ensino superior naquele município começou muito antes da aprovação, por parte do MEC, do projeto de regionalização da UCS, em 1993. “Teve o seu início em 1986, com o curso de Hotelaria, que dispunha do Hotel Vila Verde, integrado à Escola Superior de Hotelaria da UCS, tendo como seu primeiro diretor, o professor Geraldo Castelli. Hoje, a UCS mantém, nesta cidade, a oferta dos cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Nutrição, e de Tecnologia em Eventos, Gastronomia, Gestão de Turismo e Hotelaria, atendendo às demandas sociais de Canela e de seus municípios vizinhos. A UCS, em Canela, por meio de uma educação de excelência, já formou cerca de três mil pessoas que carregam a luz do conhecimento e a marca da Universidade”.
O reitor Também destacou que a UCS, como instituição comunitária, “esteve, está e sempre estará em permanente diálogo com a sociedade, mantendo o compromisso de promover a cultura do conhecimento. Seus interesses são os da coletividade e o resultado de suas ações é reinvestido integralmente na qualificação institucional com retorno para a sociedade. Estar aqui, hoje, é uma oportunidade para ressaltar que a UCS precisa desta Casa e do poder público como pilares de apoio às estratégias e aos projetos promovidos pela Instituição que visam ao desenvolvimento e progresso desta cidade. A união do poder público com a Instituição e o seu amparo se fazem imprescindíveis para potencializar as ações da Universidade”.
Ao explicar que a UCS não é pública, mas aberta à sua comunidade e às suas necessidades, podendo receber recursos públicos mediante projetos para atendê-las, o professor Kuiava esclareceu que a Instituição é filantrópica e, nesse sentido, “destina parte de suas vagas ao programa de concessão de bolsas do governo federal, o ProUni, incluindo estudantes de todas as classes sociais e promovendo a diversidade. A UCS não tem fins lucrativos e os seus gestores não auferem dividendos, uma vez que o seu resultado, na sua integralidade, é reinvestido em benefício da educação. Sim, a UCS surgiu para desenvolver a região nordeste do Rio Grande do Sul, e esta é a sua marca. A Universidade é patrimônio da comunidade e, por isso, precisamos juntos, poderes público, privado e entidades, zelar pela sua continuidade”.
Manifestações
Para o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Drehmer, “a UCS é uma instituição fundamental, principalmente em nossa cidade. Meio século de existência para uma entidade, com a importância que tem a Universidade de Caxias do Sul, não é pouco. Como presidente da Câmara de Vereadores é possível observar, do campo político, as atividades cotidianas dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e a atuação de diversas pessoas que estudam e os que já se formaram nesta universidade”.
Constantino Orsolin, prefeito de Canela, se dirigiu aos acadêmicos salientando que agora é a hora desta geração mudar o mundo. “Eu gostaria de estar hoje no lugar de vocês e poder contar com instituições como a UCS, que dispõe de um ensino de qualidade. Vocês são a geração da tecnologia, a geração que tem o poder de mudar o mundo”, ressaltou.
A líder da Bancada do PP na Câmara, Carmen Lúcia de Moraes, lembrou da história e o bem que a instituição faz para as pessoas: “Hoje estamos celebrando aqui porque, há 50 anos, pessoas acreditaram na educação e tornaram isso possível para milhares em todo o Estado”.
O vereador Ismael Viezze, líder da Bancada do PDT, ressaltou a importância que o partido dá para a educação e agradeceu a instituições como a UCS, pois “acreditamos que a educação é um agente de transformação, um agente de desenvolvimento”.
O líder da Bancada do PMDB, Marcelo Savi, enalteceu a presença e a importância da instituição na cidade, que dá oportunidades de crescimento às pessoas. “Tenho que agradecer à UCS por fazer de Canela uma de suas casas e com certeza, como o lema dos 50 anos já diz, o conhecimento ilumina sim o futuro”Institucional finalizou Savi.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Canela)
Fotos: Eduardo Saueressig/Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores