Fórum das Licenciaturas debate como constituir-se docente na contemporaneidade.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/08/2017 | Editado em 28/08/2017

A troca de experiências e conhecimentos com foco na valorização da docência e no fortalecimento da essência do que é ser educador.

Com um público de cerca de 500 pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e gestores, o Fórum das Licenciaturas realizou, no dia 17 de agosto, o debate Constituir-se Docente na Contemporaneidade, uma promoção da Coordenadoria Pedagógica, com o apoio das pró-reitorias Acadêmica e de Pesquisa e Pós-Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Observatório de Educação da UCS.

O debate, realizado no UCS Teatro, foi um momento de interação entre os acadêmicos, professores, pesquisadores e gestores dos cursos de Licenciaturas e da área da Educação, visando à valorização da profissão docente, e incentivando a permanência e a progressão na carreira, que permeia o fortalecimento da essência do ser educador. Ao abrir o debate, o pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, falou sobre o investimento institucional nas Licenciaturas e sobre o compromisso da Universidade com a docência nos diferentes níves de ensino.

Segundo os organizadores do debate, é papel da Universidade “fomentar a troca de experiências numa ação dialógica na interface teoria e prática, estimulando os licenciandos a olhar a ação docente do início de sua formação acadêmica concomitante ao campo da atuação profissional”.

Com a mediação da professora  Andréia Morés, participaram do debate os professores Cineri Fachin Moraes, Caroline Caldas Lemons, Graziela Rossetto Giron, Michel Mendes e Suzy Daniele dos Santos Menegat. Como avaliação, a coordenação destaca que “eventos como esse são exemplos de que a ação docente promove microtransformações, que se manifestam ao longo dos anos na relações interétnicas, sociais, econômicas e políticas.

Durante o evento, os docentes do curso de Licenciatura em Música, Suelen SchollMatter, Alexandre Fritzen da Rocha e Luiz Ortiz Oliveira Filho fizeram uma apresentação musical, encantando o público com a Bachiana Nº 5 de Heitor Villa-Lobos.

Fotos: Vania Marta Espeiorin e Flávia Fernanda Costa.