Professora Suzana Maria de Conto receberá o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2017.
Concedido pela FAPERGS, o Prêmio Destaque Especial ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento será entregue no dia 5 de outubro.
A Universidade de Caxias do Sul, mais uma vez, estará representada na cerimônia do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2017. Nesta sétima edição, a professora Suzana Maria De Conto, do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais, irá receber o Destaque Especial ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Esse destaque foi instituído nesta edição em comemoração ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, proclamado pela ONU, celebrando a importância do turismo internacional para promover uma melhor compreensão entre os povos em todo o mundo, levando a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio das diversas civilizações.
O Prêmio Pesquisador Gaúcho é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) para reconhecer o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento. A cerimônia será no dia 5 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre.
Pela UCS já foram agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho os seguintes professores: João Antonio Pêgas Henriques (do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia) e Carlos Alejandro Figueroa (do Programa de Pós-Graduação em Materiais), ambos em 2011; Gabriel Sperandio Milan (do Programa de Pós-Graduação em Administração), em 2013; e Ademir José Záttera (do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias), em 2016.
Indicação
A indicação da professora Suzana pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade para concorrer ao Prêmio Pesquisador Destaque Especial no Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento foi relacionada à contribuição efetiva que sua produção científica e atividades de ensino representam para o desenvolvimento da sustentabilidade no turismo.
Segundo a argumentação encaminhada à FAPERGS, a indicação da pesquisadora Suzana Maria De Conto deve-se ao “seu empenho incansável, nos mais diferentes programas, projetos, setores em que atuou/atua, ou nas mais diversas representações institucionais em órgãos afetos à área, no sentido de despertar a consciência da importância do turismo sustentável para o desenvolvimento e para a qualidade de vida. Mais do que isso, forneceu elementos valiosos para subsidiar políticas, diretrizes, decisões, estratégias e ações tanto na iniciativa privada como na gestão pública, em nível municipal e estadual”.
As áreas de estudo da pesquisadora Dra. Suzana Maria De Conto se concentram na Gestão ambiental no Turismo, Educação ambiental, Gestão de resíduos sólidos, Sustentabilidade em empreendimentos turísticos e Gestão da sustentabilidade em sistemas turísticos.
Na UCS há mais de 30 anos, é professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – Mestrado e Doutorado; professora e orientadora no Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais; responsável pelas disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade: Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Estudos Avançados em Educação Ambiental em Turismo e Hotelaria, Normatização de Trabalhos Acadêmicos: da construção a socialização do conhecimento e Seminário de Tese II.
Na sua trajetória acadêmica e profissional, Suzana pautou seus estudos voltados à gestão ambiental, ao gerenciamento de resíduos sólidos, a situações de saneamento básico, a educação ambiental e gestão da sustentabilidade.
Na UCS atua como coordenadora e colaboradora de projetos de pesquisa; coordenadora de programa institucional de pesquisa e formação de recursos humanos na área ambiental; orientadora de bolsistas de Iniciação Científica (33), de trabalhos de conclusão de curso (17), de mestrado (18 concluídas e seis em andamento), de doutorado (uma em andamento), de especialização (9 concluídas) e de intercambistas internacionais (4); tutora de bolsista da CAPES na Oxford Brookes University; coorientadora junto à UFRGS e Universidade Federal Fluminense; autora de artigos de periódicos científicos (32), artigos completos em eventos técnico-científicos (101), capítulos de livro (23); organizadora de livros (2), entre outras atividades acadêmicas. No Turismo atua há 17 anos, com a produção de conhecimento em sistemas turísticos.
Entre os projetos já desenvolvidos pela pesquisadora, destaca-se a “Gestão do Turismo: requisitos da sustentabilidade como critérios de seleção de meios de hospedagem”, que dá prosseguimento às pesquisas relacionadas à gestão ambiental no turismo desenvolvidas na UCS desde 2001.
Foto: Daniela Schiavo