Sociólogo Domenico De Masi recebe, na UCS, o título de Doutor Honoris Causa.
Cerimônia ocorreu em sessão solene e pública do Conselho Universitário, nesta terça-feira, dia 26 de setembro.
O reitor Evaldo Kuiava, presidente do Conselho Universitário (CONSUNI) presidiu, na manhã desta terça-feira, dia 26 de setembro, a sessão solene e pública do Consuni que outorgou ao sociólogo italiano Domenico De Masi, o título de Doutor Honoris Causa pela sua contribuição ao mundo da Ciência, das Letras e das Artes.
Ao agradecer o título, Domenico De Masi enfatizou o amor que sente pelo Brasil, especialmente pelo Rio Grande do Sul, por ter sido o destino final de muitos imigrantes italianos. Ao destacar pensadores e personalidades que tem como referência em sua vida acadêmica e profissional, De Masi citou os brasileiros Gilberto Freire e Oscar Niemeyer, além do francês Jacques Lacan e do uruguaio Eduardo Galeano.
Para o reitor Evaldo Kuiava, o professor Domenico De Masi traz uma importante reflexão acerca do papel da Universidade, “formadora de ideias, que deve assumir uma organização globalizada e acompanhar os avanços da ciência e da tecnologia, sem descuidar do humano”. E afirmou: concordamos com o professor De Masi, a Universidade deve educar os seus estudantes para a ubiquidade, para a cidadania mundial, bem como para desenvolver uma visão planetária, com vistas a uma linguagem universal, atenta aos fenômenos do mundo contemporâneo”.
De Masi
Reconhecido mundialmente, De Masi tornou-se popular no Brasil a partir do conceito do ócio criativo, que contribuiu para reformular as abordagens sobre o trabalho no novo século ao demonstrar como a satisfação pessoal no ambiente profissional estimula o processo criativo, permitindo o desenvolvimento de novos conhecimentos e riquezas.
Docente desde 1961 e hoje professor de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza, de Roma – onde atuou como reitor da Faculdade de Comunicação, De Masi dedica-se a estudar as transformações contemporâneas do mundo do trabalho a partir do avanço tecnológico, levando em conta o contexto da sociedade pós-industrial. Suas competências profissionais, especialmente aquelas relacionadas à sociologia do trabalho e das organizações, abrangem temas que vão do mercado de trabalho à estrutura organizacional, das estratégias empresariais à motivação individual, do teletrabalho à qualidade dos produtos e serviços, dos grupos criativos à ética, da estética ao clima nas organizações.
De Masi é autor de expressiva produção intelectual. Dentre suas obras destacam-se Desenvolvimento Sem Trabalho; A Emoção e a Regra: Os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950; O Futuro Chegou; e O Ócio Criativo. No seu livro mais recente, Alfabeto da Sociedade Desorientada, o sociólogo discorre, a partir de 26 palavras transformadas em verbetes explicativos, sobre aspectos fundamentais da sociedade atual.
Fotos: Claudia Velho