Região das Hortênsias recebe o Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/10/2017 | Editado em 31/07/2023

Evento debaterá a importância da hospitalidade e das relações humanas para a efetivação de parcerias e articulações interorganizacionais.

Campus Universitário da Região das Hortênsias, em Canela, irá sediar evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade.

Um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul, que atrai pelo visual e clima europeu, com um grande número de hotéis, pousadas e cabanas, além de restaurantes que oferecem cozinha alemã, suíça, italiana e o tradicional café colonial, será a sede de mais uma atividade da Universidade de Caxias do Sul.

De 9 a 11 de novembro, a Região das Hortênsias, onde a UCS mantém uma unidade universitária em Canela, receberá o Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul – SeminTur, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade.

Essa atividade, que ocorre desde 2003, coloca-se como importante fórum de discussão e de fomento à pesquisa em Turismo e Hospitalidade, ao dar visibilidade ao conhecimento científico produzido em ambas as áreas. Dentre os temas que, ao longo desse período reuniram os pesquisadores em seus grupos de discussão, estão o Turismo e a Hospitalidade em suas construções teóricas e interfaces de mercado. Desde 2015, passou a ser realizado, simultaneamente ao SeminTur, o evento Hospitalidade em Colóquio: Pesquisa e Ensino.

A nona edição do SeminTur, associado ao II Hospitalidade em Colóquio: Pesquisa e Ensino (COPEH), abordará o tema Turismo: produção científica, conhecimento (s) e inteligência (s). No dia 9, será realizado o VIII Encontro SeminTur Jr., com apresentações de trabalhos em mesas temáticas formadas a partir de nove grandes eixos: Hospitalidade; Turismo, Cultura, Gastronomia e Lazer; Gestão e Sustentabilidade no Turismo; Turismo, Meio Ambiente e Gestão Ambiental; Epistemologia e Ensino em Turismo; Processos Históricos em Turismo e Hospitalidade; Hotelaria; Eventos; e Assuntos Emergentes.

A professora Marcia Maria Cappellano dos Santos, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e responsável pelo evento, explica que “essa opção temática tem por objetivo promover a discussão sobre como o turismo se relaciona com os territórios que o recebem e, especialmente, como essa relação está vinculada à produção e à aplicação de conhecimentos na área, às estratégias de desenvolvimento turístico baseadas em conhecimento, à articulação de atores turísticos em torno de redes de informação e de conhecimento, à constituição de sistemas de inteligências culturais coletivas por meio do turismo, assim como à utilização de técnicas de inteligência territorial. Busca, ainda, debater a importância da hospitalidade e das relações humanas como elemento de base não apenas para a construção da identidade, para a mobilização e articulação comunitárias, mas também para a efetivação de parcerias e articulações interorganizacionais que possibilitam um desenvolvimento mais harmonioso do turismo nos territórios”.

Entre os eixos centrais da programação do IX SeminTur e do II COPEH estão a Produção científica em Turismo e Hospitalidade, o Desenvolvimento baseado em conhecimento e as Inteligências coletivas e territoriais.

As atividades irão aproximar pesquisadores do Turismo e da Hospitalidade com pesquisadores de outras áreas, especialistas nacionais com internacionais, jovens pesquisadores com pesquisadores experientes, pesquisadores com gestores de organizações públicas e privadas, promovendo um debate amplo sobre como o Turismo e a hospitalidade podem contribuir para o desenvolvimento dos territórios em uma sociedade do conhecimento.

PROGRAMAÇÃO
Dia 9 de novembro

– 9 horas – Palestra “Uma vida de turismo”, com Norma Moesch.
– 10h30min – Oficinas “Cartografia turística: representação gráfica do território”, com o professor Pedro de Alcântara Bittencourt César; “Atividade gamificada para o turismo”, com a professora Iraci De Carli; “Perspectiva para o turismólogo em pós-graduação e docência”, com Marcela Marinho e Angela Teberga; “Inovação nos serviços alimentares: tendências na relação Turismo e Gastronomia”, com Patrícia Binz.
– 13h30min – Mesas temáticas no VIII Encontro SeminTur Jr.
– 19h45min – Painel sobre “Turismo, Sistema de Inteligência Cultural e Desenvolvimento”, com o professor Pascal Mao (Institut de Géografie Alpine de l’Universitè de Grenoble Alpes, França); sobre “A produção científica em Turismo”, com o professor Pablo Szmulwicz (Universidad Austral de Chile) e “Turismo científico”, com o professor Fabien Bourlon (Universidad Austral de Chile).

Dia10 de novembro
– 9h15min –  Abertura oficial dos eventos.
– 10 horas – Conferência “Redes de Inteligência em Hospitalidade: interação academia e mercado e atuação colaborativa entre pesquisadores”, com o professor Conrad Lashley (Stenden University of Applied Science, Leeuwarden, Países Baixos).
– 13h30min – Rodas de conversação.

Dia 11 de novembro
– 9 horas – Mesa-redonda “Projeto da trilha de Longo Curso Caminhos das Araucárias – Trecho Canela”.
– 10h30min – Plenária de encerramento.