Concerto da Primavera marca retorno da UCS Orquestra às apresentações ao ar livre
Espetáculo no Campus-Sede, no estacionamento em frente ao Cetel, promoveu reencontro com público após a pandemia e celebrou os 50 anos da Unimed Nordeste-RS e os 55 anos da UCS
Quando o maestro Manfredo Schmiedt ergueu a batuta na manhã deste domingo, dia 23 de outubro, e os músicos da UCS Orquestra o seguiram com a projeção dos primeiros acordes da Primavera, obra das Quatros Estações, de Antonio Vivaldi, o público matou a saudade do Concerto que já é tradição em Caxias do Sul. A apresentação marcou a volta do Concerto da Primavera ao ar livre, já que em 2021 ele ocorreu on-line; e o resultado não poderia ser melhor!
O tempo não permitiu espaço para chuva e, ainda que houvesse sol, ele não era escaldante, possibilitando ao mar de gente que tomou o estacionamento em frente ao Cetel, no Campus-Sede da UCS, apreciar com tranquilidade um repertório que celebrou os 15 anos do próprio espetáculo, os 55 anos da Universidade de Caxias do Sul e os 50 anos da Unimed Nordeste-RS, grande parceira do evento.
Nesta edição, milhares de pessoas acompanharam mais de quinze canções, uma para cada ano do espetáculo, um tributo à história da Orquestra da UCS que, desde 2007, consagrou o Concerto da Primavera como um dos principais eventos do calendário cultural de Caxias do Sul e da Região.
Na plateia, os espectadores vibraram com interpretações de clássicos como “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso, “Let it Be”, de John Lennon e Paul McCartney, e “O que é, o que é”, de Gonzaguinha. Para encerrar, no bis, teve “Dias Melhores”, de Jota Quest, canção que serve como desejo para um futuro otimista após a pandemia.
Parceria para comemorar e estimular a cultura
“Mais uma vez, nesses 50 anos da Unimed Nordeste-RS, estamos aqui, não como obrigação, mas com muita emoção. Esse é o 15º Concerto, não faltamos em nenhum, e desejamos e queremos que estejamos em todos os demais. Quiçá, um dia, estaremos completando o 50º Concerto!”, projetou o presidente da Unimed Nordeste-RS, Ronaldo Mattia.
“É uma alegria estarmos novamente reunidos, depois de uma certa ausência. Todos esperávamos dias melhores e aqui estamos”, ressaltou o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech. Ele aproveitou para agradecer as parcerias com Unimed, LionsEduC e Prefeitura de Caxias do Sul para a realização do evento e anunciou novidades sobre o calendário de apresentações da UCS Orquestra. “Aproveito a ocasião para comunicar que o Natal em Família na UCS ocorre em 10 de dezembro”. Entre janeiro e fevereiro, continuou o reitor, a Orquestra da UCS fará dez espetáculos em municípios da região, incluindo Caxias do Sul, com canções da Bossa Nova.
“Aqui reunidos, junto à nossa comunidade, através da música, poderemos reviver a alegria dos grandes encontros. Essa é a proposta do Concerto da Primavera! E quanta alegria e boas experiências esse evento já nos proporcionou até o dia de hoje. Quantas boas memórias! Esse espetáculo se mantém possível através da dedicação de um grande número de pessoas e profissionais, engajados e comprometidos com uma entrega comunitária”, reforçou o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos.
Emoção e união
O casal Aline Carvalho e Leandro Sodré, com as filhas Bianca, de 6 anos, e Luiza, de 2, curtia as músicas próximo ao palco. A experiência de participar do Concerto da Primavera já é tradição, antes mesmo da chegada das crianças. “É lindo, a Orquestra é demais! Reúne muitas pessoas: crianças, adultos, mistura todos. É mágico!”, considerou Aline, ao destacar o evento como uma grande possibilidade de lazer em Caxias do Sul e frisar a importância de prestigiar eventos como esse, para que sigam se repetindo.
Também são vários os Concertos da Primavera vivenciados por Neura Ulian Pereira, que adora música e atribui grande importância à atividade. ”Eu amo assistir, vale a pena. É uma energia muito boa”, afirmou, evidenciando a sensação de emoção por poder estar ao ar livre, compartilhando o momento com o grande público, especialmente após as restrições impostas pela pandemia. Ela revela que queria mais apresentações como esta, no decorrer do ano. “É uma junção de coisas boas das quais a gente está precisando”, concluiu.
Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS, Luciana Viganó prestigia o Concerto com o filho Vicente, de 14 anos, desde que ele era pequeno. “Gostamos muito da Orquestra. Faz bem para a alma, a gente traz a família. Nos traz um sentimento de emoção, afeto, felicidade e união”, declararam.
Ficha Técnica do Concerto da Primavera
Músicos: UCS Orquestra
Solistas: Paola Delazeri, Fran Duarte, Juliano Barreto e Beto Trasel
Participação especial: Coro Unimed, sob a regência de Ivan Montanha
Direção artística e regência: Maestro Manfredo Schmiedt
Apoio cultural: Unimed Nordeste-RS – 50 anos
Realização: Universidade de Caxias do Sul – UCS
Apoio: LionsEduC e Erva-mate Goma Verde
Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Secretaria Municipal da Cultura e Prefeitura de Caxias do Sul
Repertório
Abertura: Primavera das Quatro Estações, de Antonio Vivaldi
2007 – Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros
2008 – Águas de Março, de Antonio Carlos Jobim
2009 – Beauty and the Beast and Be our Guest, de Alan Menken
2010 – Pro dia nascer feliz, de Cazuza e Roberto Frejat (Barão Vermelho)
2011 – Querência Amada, de Teixeirinha
2012 – Aquarela, de Maurizio Fabrizio, Guido Morra, Antonio Pecci Filho, Vinicius de Moraes. e Toquinho
2013 – No time to Die (tema de 007), de Billie Eilish
2014 – Alegria, alegria, de Caetano Veloso
2015 – Circle of Life, de Elton John e Tim Rice:
2016 – Les Miserables Medley, de Claude Schoenberg e Ed Lojeski
2017 – Roda Viva, de Chico Buarque
2018 – Let it Be, de John Lennon e Paul McCartney:
2019 – O que é, o que é, de Gonzaguinha
2021 – Amor pra recomeçar, de Mauricio Barros, Mauro Santa Cecilia e Roberto Frejat
Bis – A paz, de Roupa Nova
Bis – Dias Melhores, de Jota Quest
Fotos: Bruno Zulian