Curso de Enfermagem: presença marcante na evolução da saúde em Caxias do Sul.
Para marcar os 60 anos do curso de Enfermagem da Universidade de Caxias do Sul, que teve sua origem em 1957 com a Escola de Enfermagem Madre Justina Inês, foi realizada nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, no Campus-Sede, uma cerimônia para relembrar a história do curso na evolução da saúde em Caxias do Sul.
Um vídeo sobre a trajetória do curso, elaborado pelas professoras do curso de Enfermagem a partir de fotos coletadas com ex-professores e ex-alunos, abordou o início do curso, em 1957, com as primeiras turmas formadas somente por freiras (com o passar dos anos é que ocorreu a integração de outras mulheres da comunidade e o primeiro enfermeiro a se formar foi em 1976 – Antônio Zanatta, que após tornou-se professor no curso na UCS).
O vídeo mostrou ainda o início das Semanas Acadêmicas do curso em 1960, o primeiro congresso de Enfermagem em 1969, a primeira especialização em Saúde Coletiva em 2001 e o primeiro mestrado interinstitucional com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2005. O olhar, a ternura, o toque e a preocupação com o outro se mantém na formação desses profissionais, após seis décadas de história.
Representando as ex-alunas da Escola Madre Justina Inês e também a primeira ex-aluna a tornar-se professora no curso de Enfermagem da UCS, Marly Ignez Missaglia, esteve presente ao evento e, ao ser anunciada, foi ovacionada pelos atuais acadêmicos do curso.
A atividade – prestigiada pelo reitor Evaldo Kuiava e pelo diretor da Área de Conhecimento de Ciências da Vida – buscou também homenagear algumas instituições, alunos, chefes de departamento e coordenadores de curso (veja a relação abaixo).
A coordenadora do curso, professora Isabel de Melo, lembrou a sua trajetória como acadêmica de Enfermagem, formada em 1982, o seu primeiro emprego no Hospital Saúde – onde funcionou a Escola de Enfermagem Madre Justina Inês e prestou uma homenagem a Irmã Rosália Pegoraro, pela sabedoria e ética pedagógica exemplar, que participou da formação de várias gerações de enfermeiros, numa perspectiva humanista de valorização e respeito ao ser humano em todas as suas dimensões. “Ela contribuiu muito com o curso de Enfermagem e hoje o Diretório Acadêmico do curso leva o seu nome”. Inspirado na trajetória da Irmã Rosália Pegoraro é que o curso de Enfermagem, segundo Isabel, “estará formando profissionais competentes e éticos pelos próximos 60 anos”.
Ao relatar sua experiência como paciente, enquanto acadêmico do curso de Medicina, o diretor da Área de Conhecimento de Ciências da Vida, professor Dagoberto Vanoni de Godoy, frisou o acolhimento recebido das enfermeiras. “Descobri, naquela época, que a coluna dorsal de todos os serviços na saúde eram as enfermeiras. Na Universidade de Caxias do Sul, no final da década de 1990, ao discutirmos e implantarmos as diretrizes curriculares dos cursos da área da saúde, mais uma vez veio o acolhimento dos professores de Enfermagem, que já haviam realizado as mudanças curriculares e colaboraram com a construção de outros cursos da área da saúde”.
Coube ao reitor Evaldo Kuiava agradecer aos professores, aos alunos e aos que já passaram pelo curso. “É preciso reconhecer e valorizar essa profissão e agradecer a todos que, de alguma forma, contribuíram com a trajetória desse curso. A enfermagem é um estilo de vida, não é somente uma profissão: é um dom, de dar algo de si em prol de alguém. O enfermeiro estende a mão, ajuda a salvar a vida. O enfermeiro é aquele que faz a diferença na vida de tantas pessoas e também na nossa Instituição”.
HOMENAGENS
Os 60 anos do curso de Enfermagem foram marcados também com a homenagem às seguintes categorias:
Instituições
– Sociedade Caritativa Literária São José, representada pela coordenadora Irmã Cecília Berno.
– Damas do Pio Sodalício, representada pela presidente Sandra Della Justina Barpi.
– Hospital Virvi Ramos, representado pela diretora-executiva de Saúde e Educação da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, Cleciane Doncato Simsen.
– Hospital Saúde, representado pelo sócio-administrador, Naivaldo Couto de Almeida.
– Hospital Pompéia, representado pela enfermeira Viviane Peruzzo.
– Hospital Geral, representado pelo diretor-geral Sandro de Freitas Junqueira.
Acadêmicos
Representando as ex-alunas da Escola Madre Justina Inês e também como a primeira ex-aluna a tornar-se professora no curso de Enfermagem da UCS: Marly Ignez Missaglia; e representando ex-alunos e alunos atuais do curso de Enfermagem da UCS, William Mannerick Francisco, representante do Diretório Acadêmico Rosália Pegoraro
Chefes de Departamento e coordenadores de curso
professores Anileda Luiza Basso; Suzete Marchetto Claus; Nilva Lucia Rech Stédile; Maria Tereza Ugarte; Ana Cristina de Araújo Vianna; Marta Vaccari Batista; Elizabeth Boss; Suzana Boeira; Tanara Leonardelli Michielin; Isabel de Melo; Roseana Maria Medeiros e Júlia Flores.
Bênção
As homenagens aos 60 anos do curso contou, também, com uma bênção na Capela Ecumênica, no bosque ao lado do Bloco A do Campus-Sede, realizada no dia 26 de outubro, com o Frei Jaime Bettega.
O evento contou com a presença de alunos do curso, egressos, professores e ex-professores, com representantes das Damas do Pio Sodalício, das Irmãs São José e da direção do Hospital Geral. Foi um momento de agradecimento, em um local simbólico, para destacar as seis décadas do surgimento do curso. Segundo o Frei Jaime, “olhar para o passado é projetar o futuro”. O reitor Evaldo Kuiava, acompanhado pelo chefe de Gabinete, Gelson Rech, destacou o papel da enfermagem na dimensão do cuidado ao outro.
Fotos: Claudia Velho