Praça dos Fundadores: memorial homenageia responsáveis pela criação da UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 12/12/2017 | Editado em 12/12/2017
Projeto do memorial: Praça dos Fundadores localiza-se entre o Centro Cívico e a Casa Amarela.

Um memorial em honra aos personagens responsáveis pela mobilização comunitária que, em 1967, resultou na criação da Universidade de Caxias do Sul será inaugurado nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, às 17 horas, no Campus-Sede.

A solenidade, dentro das comemorações dos 50 anos da UCS, homenageia o bispo diocesano Dom Benedito Zorzi, o prefeito Hermes João Webber e o médico Virvi Ramos, que presidia a então Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima, que, em comum, além de liderarem as instituições mantenedoras dos cinco primeiros cursos superiores de Caxias do Sul, carregavam a crença de que a união em torno da implantação de uma universidade era indispensável ao desenvolvimento do município e da região.

A Praça dos Fundadores, como será denominada, ficará no entorno da Casa Amarela, que passa a contar com área interna de exposição e acesso interativo multimídia voltado ao resgate da história da Universidade.  Após a inauguração, a Casa Amarela – um dos primeiros imóveis da antiga Estação Experimental de Viticultura e Enologia do Estado que integra a área doada pelo governador Euclides Triches, em 1974, para a ampliação do campus da UCS – permanecerá aberta para visitaçãoInstitucionalde segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h.

Uma requalificação paisagística, na área externa, preparou o local para a colocação dos três bustos dos fundadores da UCS. Produzidas em ferro fundido e revestidas em bronze, as imagens foram esculpidas pelo artista plástico uruguaio Luis Mario Cladera e fundidas pelo artista e fundidor Jamil Fraga. As esculturas se inserem em um espaço voltado à contemplação e integração da comunidade, completado por um espaço de convivência.

HOMENAGEADOS
Dom Benedito Zorzi – Nascido no Travessão Paredes, em Nova Pádua, em 1908, o segundo bispo da Diocese de Caxias do Sul assumiu em 1953, dois anos após o falecimento de Dom José Barea. Dedicou sua vida pastoral a iniciativas religiosas, assistenciais e educacionais, atuando no município entre 1952 e 1983. Um dos principais incentivadores da criação da UCS, ainda quando a cidade oferecia apenas faculdades isoladas em áreas como Direito, Enfermagem e Belas Artes, o religioso sensibilizava a comunidade em relação à necessidade do Ensino Superior. Já em 1956 Dom Benedito defendia a ideia de uma ‘Universidade Comunitária do Nordeste do Rio Grande do Sul’, semente de uma universidade regional. Sua influência revela-se na criação da Faculdade de Ciências Econômicas, no mesmo ano, e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caxias do Sul, em 1959, mantidas pela Mitra Diocesana. Em 1967, os cursos foram agregados à UCS. O religioso faleceu em 1988, aos 80 anos.

Hermes João Webber – Caxiense nascido em 1915, Hermes João Webber iniciou sua vida pública na Prefeitura Muncipal de Caxias do Sul, onde passou por cargos como de escriturário de Diretoria da Fazenda; chefe da Seção de Obras e Urbanismo; subprefeito do 1º Distrito; diretor de Obras, Viação e Saneamento; e de Estradas de Rodagem. No Departamento de Obras, também atuou como secretário. Vice-prefeito na gestão de Euclides Triches, a partir de 1952, completou o mandato do titular (que se retirou para assimuir a Secretaria de Obras Públicas do Estado) em 1954 e 1955. Eleito prefeito, ficou à frente do Executivo de 1964 a 1968. Em sua administração, inaugurou obras como o viaduto da Avenida Júlio de Castilhos (próximo ao Senac), o Mercado Público Municipal, a Vila dos Municipários (atual bairro Pioneiro), deu início à construção do Sistema Maestra e implantou o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae). Foi também o primeiro presidente da Codeca e curador do Ministério da Educação.
Criada em 1949 pela Prefeitura Municipal, a Faculdade de Belas Artes foi a primeira de Ensino Superior no município, sendo incorporada à UCS em 1967. Webber faleceu em 1983, aos 68 anos.

Virvi Ramos – Natural de São Marcos quando ainda distrito de São Francisco de Paula, Virvi Ramos nasceu em 1917. Formou-se em Medicina em Porto Alegre, retornou a Caxias do Sul em 1943 e dedicou-se a clinicar. O sonho de garantir um atendimento médico mais humano o levou ao projeto de criação do Hospital Fátima, concretizado em 1957. Conhecido por muito tempo como o ‘Hospital do Virvi’, o local hoje leva o nome de seu idealizador. Em 1956, nascia a Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, que, além de gerir o hospital, manteria dois cursos superiores que seriam agregados àqueles que dariam origem à UCS. Tornou-se a primeira sociedade hospitalar a criar uma Faculdade de Direito, em 1959 – uma das cinco que dariam origem à UCS. No ano de 1967, Virvi Ramos, já primeiro reitor da UCS (cargo que exerceu até outubro de 1972), ajudou a criar o curso de Medicina, do qual também foi professor. O médico faleceu aos 90 anos, em 2007.