UCS LAB: um espaço de acolhimento e orientação que prepara os estudantes para a vida acadêmica.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/02/2018 | Editado em 23/02/2018

O ano letivo começa no dia 1º de março para os estudantes de graduação da Universidade de Caxias do Sul nas oito unidades de ensino, sediadas em municípios da região serrana. Além de marcar a abertura do período de aulas, a data também inaugura o UCS LAB, programa de atividades extensionistas, presenciais e virtuais, que reforça o acolhimento e prepara os calouros para melhor usufruírem a vida acadêmica.

Sob o mote ‘Experimente Novos Caminhos’, o UCS LAB é um programa de atividades que mescla experiências presenciais e virtuais e pretende acolher, orientar e acompanhar os estudantes que iniciam sua trajetória acadêmica a partir de 2018. As atividades do Programa fazem parte dos novos currículos de graduação. 

Na plataforma mobile, estará disponível um app de geolocalização. Com ele, os estudantes poderão se deslocar pelos campi, identificando laboratórios, setores de serviços e salas de aula com facilidade. Este app também poderá ser acessado pela comunidade em geral.

Na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante participará de jogos virtuais relacionados aos processos e metodologias de aprendizagem e também aos processos administrativos relacionados ao seu curso. O acesso a esta plataforma estará disponível para todos os estudantes ingressantes em 2018.

“A Universidade é um ambiente diferente daquele ao qual o estudante está acostumado no ensino médio. Por isso, o UCS LAB: Experimente Novos Caminhos, será o grande espaço de acolhimento e de fonte de informações para quem ingressa na UCS. O foco é oferecer os conhecimentos necessários para que o acadêmico possa dar conta dessa nova rotina”, explica Luciana Somavilla, coordenadora do Programa e responsável pelo UCS LAB. “O conteúdo disponível interessa a todos os alunos da graduação da UCS. Em um segundo momento, estudantes de outros períodos poderão utilizar essas ferramentas digitais e, com isso, inteirar-se dos processos relativos à vida acadêmica”.