Universidade implementa conceito de Unidades de Negócio em setores e serviços.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/02/2018 | Editado em 20/02/2018

A adoção do conceito de Unidade de Negócio para setores e serviços ligados às diversas áreas de atuação da Universidade é mais uma novidade dentre as reformulações administrativas, pedagógicas e de relações com a comunidade. 

A iniciativa visa incrementar a sustentabilidade da instituição e fundamenta-se na análise do panorama do mercado em que está a Universidade inserida – hoje, a UCS tem unidades em dez cidades da região Nordeste do Rio Grande do Sul e abrange outras 60, alcançando uma população total de 1,3 milhão de habitantes.

A proposta utiliza-se de características e diferenciais competitivos, como a infraestrutura e o perfil de Universidade, para melhor dispor de estrutura, produtos e serviços à comunidade. O novo posicionamento abre um universo de possibilidades às Áreas do Conhecimento e cursos, objetivando atender necessidades de mercado, prospectar oportunidades e antecipar soluções a partir da oferta de tecnologias e produtos inovadores.

“A pesquisa, por exemplo, pode ser dirigida às necessidades de empresas e da sociedade, influenciando na globalização do conhecimento, na inovação e no desenvolvimento da região”, explica o coordenador da Assessoria de Planejamento e Orçamento da UCS, Roberto Boniatti. A mudança de cultura está alicerçada nos objetivos e estratégias da instituição e em suas diretrizes institucionais. “Nos preparamos com informações, sistemas, infraestrutura, equipe e treinamento, e os planos mercadológicos traçam objetivos, estratégias e ações”, afirma.

CONCEITUAÇÃO
O modelo de Unidade de Negócio prioriza:
– relacionamento e comunicação, com a análise de ambiente interno e externo, para potencializar a relação com a comunidade acadêmica, clientes e sociedade;
– a definição de produtos e serviços para o mercado, que pressupõe a ampliação dos públicos por meio de produtos como os cursos de extensão, pós-graduações, pesquisa e prestação de serviços;
– informações socioeconômicas, que geram autonomia e permitem adequar ações ao se conhecer o perfil da região e dos clientes;
– gestão e avaliação, que fornecem indicadores para o monitoramento dos objetivos;
– planejamento, projetos e planos de ação.

Ristorante Dolce Italia, instalado na Escola de Gastronomia da UCS em 2017, é um exemplo de ampliação de relações com o mercado, prospecção de oportunidades e soluções alinhadas às demandas locais.

Incremento à extensão
Exemplo de Unidade de Negócio que já registra resultados positivos é a Escola de Gastronomia da UCS, instalada em Flores da Cunha. Sintonizada com o mercado, a Unidade teve sua representatividade ampliada em 2017 com a abertura do Ristorante Dolce Italia e com a oferta de serviços a eventos. A mudança de conceito amplia o potencial de crescimento da escola, viabilizando a oferta de novos cursos de extensão e de mais produtos.

Entre outros segmentos em que foi ou será implementado o modelo de Unidade de Negócio estão as Áreas do Conhecimento e seus cursos de graduação, o Centro Clínico, o UCS Línguas Estrangeiras, a Escola de Formação de Lideranças, a Usina de Talentos, o Escritório de Regulação e o Instituto Religare.

Incluídas as ações das Unidades de Negócio ligadas à Extensão Universitária, a UCS ofereceu, somente no último ano, 871 cursos e 1.027 eventos (totalizando 1.898 atividades, em todas as áreas do conhecimento) pela modalidade, alcançando um público somado de 102 mil participantes.

Foto: Cleber Rezzadori/especial UCS