Encontro dos professores com a Reitoria marca o início das atividades acadêmicas de 2018.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/02/2018 | Editado em 08/05/2019

Ao retornar das férias de verão, professores participam de oficinas de formação continuada e qualificação docente até 26 de fevereiro. Aulas na graduação começam no dia 1º de março.

Desafios. Movimento. Estas foram as expressões mais citadas no encontro que reuniu, na tarde desta segunda-feira, dia 19, a quase totalidade dos professores da Universidade e a Reitoria, com o objetivo de dar as boas-vindas aos docentes e divulgar as estratégias da gestão superior que devem balizar vida institucional.  Ao abrir o encontro, o reitor Evaldo Kuiava destacou o entusiasmo necessário para que todos possam atender às demandas dos estudantes e também às demandas institucionais.

A necessidade de aumentar a geração de recursos para dar sustentabilidade às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação também foi bastante enfatizada pelo reitor como um dos grandes desafios para 2018. “Precisamos gerar recursos para investir nas pessoas”, resumiu o reitor ao explicar o conceito de unidade de negócio que está sendo implantado na Instituição com a finalidade de “incrementar a sustentabilidade da Instituição, utilizando diferenciais competitivos, como a infraestrutura da Universidade, dispondo produtos e serviços à comunidade”.

O reitor também apresentou o desempenho econômico-financeiro dos últimos quatro anos e os resultados contábeis de 2017, agradecendo a todos pelo apoio às medidas implementadas pela Reitoria para manter o equilíbrio financeiro da Universidade.

A reestruturação dos cursos de graduação, o fortalecimento da pesquisa e a consolidação da pós-graduação, a criação de um Plano Institucional de Internacionalização da Instituição, a ampliação do TecnoUCS, a reestruturação do Programa UCS.Tec e do Ensino a Distância foram alguns dos desafios apontados pelo reitor e que deverão mobilizar a comunidade universitária em 2018. Um ano que se inicia com um novo posicionamento institucional, traduzido na campanha de comunicação institucional da UCS, apresentada pelo supervisor de Comunicação, Dimas Felippi, logo no início do encontro, que traduz este novo momento da Universidade de Caxias do Sul.

O desafio de levar o estudante a experimentar novos caminhos
Uma das novidades para os ingressantes neste período letivo foi apresentada pela professora Luciana Müller Somavilla, coordenadora da Educação a Distância. Em fase de implantação, o UCS Lab – cuja denominação nos remete à ideia não somente de laboratório mas também de labirinto – é um programa de atividades que mescla experiências presenciais e virtuais e visa acolher, orientar e acompanhar os estudantes que iniciam sua trajetória acadêmica a partir de 2018.  Conforme a coordenadora, ao longo do semestre, o estudante irá participar de um programa de atividades para se familiarizar com o ambiente acadêmico e se apropriar das ferramentas e metodologias necessárias ao seu processo de aprendizagem.

A reformulação dos currículos de graduação e a promoção da formação continuada e qualificada dos professores foram os desafios ressaltados pela professora Flávia Costa, coordenadora Pedagógica da Universidade, que convidou os docentes a fazerem uma leitura reflexiva do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) lançados em 2017. “Eles nos mostram que a UCS é uma universidade contemporânea, atenta e alinhada às características e necessidades da sociedade”. Ela destacou que o Projeto de Reestruturação Curricular dos Cursos de Graduação também está alinhado estrategicamente aos objetivos e diretrizes institucionais e que o grande desafio, que se inicia em 2018, será “implementar os novos currículos na sala de aula” e aproveitou para elencar as principais ações que estão em curso para alcançar esse objetivo. Entre  as novidades da reestruturação curricular, a coordenadora destacou o Trabalho Discente Efetivo (TDE) que possibilitará aos estudantes que ingressam a partir de 2018 realizar atividades acadêmicas extra-classe com aproveitamento curricular.

 

Ao final do encontro, foram sorteados entre os presentes dez exemplares do Álbum dos 50 Anos da UCS. Os professores do curso de Licenciatura em Música, Suelen Schol Matter, Alexandre Fritzen da Rocha e Fernando Rauber fizeram apresentações na abertura e no encerramento do encontro.

Fotos: Claudia Velho