Descendentes trentinos de quatro países participam de encontro na Serra Gaúcha.
UCS é parceira do Segundo Encontro Regional Trentino e da Terceira Reunião da Rede Trentina de Universidades. Evento organizado pela Coordenação dos Círculos Trentinos do Rio Grande do Sul tem abertura oficial no Salão de Atos da Universidade, no Bloco A do Campus-Sede.
O Segundo Encontro Regional Trentino e a Terceira Reunião da Rede Trentina de Universidades ocorre de 22 a 25 de fevereiro, com atividades em Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e Bento Gonçalves. O evento, organizado pela Coordenação dos Círculos Trentinos do Rio Grande do Sul, tem a parceria da Universidade de Caxias do Sul.
O evento ocorre na semana do Dia Nacional do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro, e reunirá lideranças italianas, brasileiras, uruguaias e argentinas. O programa prevê a assinatura de acordos bilaterais entre as universidades que integram o grupo, a troca de informações entre os Círculos Trentinos do Rio Grande do Sul, da região central da Argentina e do Uruguai, além de atividades de confraternização.
Programação
No dia 22, a agenda específica da Rede Trentina de Universidades inclui uma visita ao Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul, com a assinatura, na Reitoria, de acordos bilaterais. A UCS foi a primeira universidade brasileira a integrar a Rede Trentina de Universidades, em 2017.
Agendado para o dia 23, sexta-feira, o Segundo Encontro Regional Trentino ocorre na sede do Círculo Trentino de Caxias do Sul, no Ponto de Cultura Casa das Etnias, a partir das 17h30. O mote é promover a integração entre Círculos Trentinos do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai e fomentar programas de intercâmbio cultural e de cooperação econômica destinados aos descendentes trentinos.
A abertura oficial do evento ocorre no Salão de Atos da UCS, no sábado, dia 24, às 9h, e será feita pelo reitor da Universidade, professor Evaldo Kuiava, seguida pela palestra “Sociedades italianas e escolas étnicas no Rio Grande do Sul”, proferida às 9h30 pelo Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Gelson Leonardo Rech. Após, o painel “Rede Trentina de Universidades, fator de integração educacional entre Brasil, Argentina, Uruguai e Itália”, reúne reitores das universidades conveniadas, entre eles o reitor da UCS, e outros convidados.
No dia 25, a agenda é voltada às cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves, com a visita aos Círculos Trentinos dos municípios. A comunidade poderá participar dos eventos dos dias 24 e 25, conforme a programação, e as palestras são gratuitas.
Rede Trentina de Universidades
A iniciativa de instauração do convênio ocorreu em 2016, durante o primeiro Encontro Regional Trentino, em Montevidéo, e entre seus objetivos está congregar universidades latino-americanas, visando promover a colaboração acadêmica nos níveis de graduação e pós-graduação, facilitando a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores ligados às instituições que integram o acordo. A iniciativa considerou o grande número de descendentes trentinos que habita nessa região. Hoje, no Brasil, o número de descendentes trentinos alcança 3 milhões de pessoas e corresponde a 10% dos descendentes de italianos do Brasil, de acordo com informações do diretor de Cultura do Circolo Trentino di São Paulo, Everton Altmayer.
A Rede Trentina de Universidades é hoje composta pelas instituições UniTrento – Università degli Studi di Trento (Itália), UDE – Universidad de la Empresa (Uruguai), UNMdP – Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina), UTN – Facultad Regional Delta (Argentina), UFLO- Universidad de Flores (Argentina), UNC Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e UCS – Universidade de Caxias do Sul (Brasil).