UCS e Rede Trentina de Universidades definem incentivos para a mobilidade acadêmica

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/02/2018 | Editado em 23/02/2018

O Reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, reuniu-se com membros da Rede Trentina de Universidades na tarde desta quinta-feira, 22, com o propósito de definir ações para viabilizar a mobilidade acadêmica entre as Instituições de Ensino Superior integrantes. A UCS foi a primeira universidade brasileira a integrar a Rede Trentina de Universidades, em 2017.

A UCS, por meio da reitoria, comprometeu-se a incentivar ações da Rede através do incentivo à mobilidade de acadêmicos, professores e pesquisadores, com o intuito de valorizar e resgatar o idioma italiano no ambiente acadêmico.
Além da modalidade presencial, também foi levantada pela UCS a possibilidade de se investir em mobilidade virtual, com troca de experiências a distância, por ser uma opção acessível financeiramente aos alunos e professores.

Outros aspectos debatidos para fortalecer a Rede Trentina de Universidades foram o mapeamento de áreas de interesse de cada Instituição membro assim como do seu respectivo país visando compartilhar pesquisas acadêmicas e organizar ações voltadas ao fomento do empreendedorismo e da inovação entre os países; a criação de uma Academia de Cozinha Trentina com evento internacional, a exemplo da Semana da Cozinha Italiana no Mundo; e a elaboração de eventos internacionais com possibilidade de financiamentos.

As ações serão transformadas em um acordo entre os membros da Rede Trentina. Cada instituição de Ensino Superior se comprometeu a realizar o mapeamento do funcionamento dos seus programas de mobilidade acadêmica visando a troca de vagas específica para as Universidades membro da Rede. O documento deverá ser viabilizado nos próximos meses.

Segundo o Reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, a Universidade está disposta a ações concretas para potencializar a troca internacional de conhecimentos entre as instituições e os países do Círculo Trentino. Kuiava também sugeriu a organização de missões envolvendo o empresariado e o poder público dos países-membros.

O encontro, realizado no gabinete da Reitoria, fez parte das atividades do Segundo Encontro Regional Trentino e Terceira Reunião Trentina de Universidades, que iniciaram na quinta, dia 22, e seguem até o próximo domingo, 25 de fevereiro com atividades em Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e Bento Gonçalves. O evento, organizado pela Coordenação dos Círculos Trentinos do Rio Grande do Sul, tem a parceria da UCS.

A comitiva foi composta por Cesare Ciola, vice-presidente da Associazione Trentini nel Mondo (Itália); Armando Maistri, conselheiro da Associazione Trentini nel Mondo (Itália); Roberto Paolazzi, coordenador da Associazione Trentini nel Mondo da América do Sul (Argentina); Maurizio Marchese, Pró-reitor de Desenvolvimento da Universidade de Trento; Roberto Napoli, Assessor da Reitoria da Universidade de Trento (Itália); Carlos Trentim, representante da Universidad Nacional de Mar del Plata; Sergio Prego, representante da Facultad Delta de Campana; Giuseppe Zorzi, conselheiro do Governador da Província Autônoma de Trento; Elisete Bertollo, coordenadora dos Círculos Trentinos da Região Sul do Brasil; Jorge Zás Fernández, coordenador da Associação Trentini nel Mondo (Uruguai).

Da UCS, além do Reitor, participaram também Gelson Leonardo Rech, Chefe de Gabinete da Reitoria, e Fabíola Carla Sartori, coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais.

Foto: Claudia Velho.