FUCS reconhece a dedicação de alunas do CETEC premiadas na Tunísia.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/04/2018 | Editado em 04/04/2018
Alunas (a partir da esquerda) Juliana, Maria Eduarda e Natalia foram recebidas pelos professores Ambrósio Bonalume e Evaldo Kuiava. Elas estavam acompanhadas pela diretora do CETEC Ana Cesa e pela professora Tatiana Bisoto.

O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, professor Ambrósio Luiz Bonalume, acompanhado pelo reitor da UCS, professor Evaldo Kuiava, recebeu, na manhã desta quarta-feira, dia 4 de março, as alunas Juliana Salles, Maria Eduarda Ramos e Natália Boschetti e a professora Tatiana Bisoto do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC-UCS) que conquistaram o primeiro lugar no Festival Internacional de Engenharia, Ciências e Tecnologia, realizado na cidade de Monastir, na Tunísia, no norte da África.

O presidente enfatizou a gratidão e o reconhecimento da dedicação ao trabalho de pesquisa que as levou a participar do Festival. “A interação entre as mantidas da Fundação – CETEC, UCS, CETEL e Hospital Geral – faz com que a qualidade de ensino seja engrandecida e mostra o que diferencia estar em uma Universidade”.

Com o projeto de pesquisa intitulado “Utilização da Casca de Arroz Incorporada ao Polímero – Uma Alternativa Sustentável para o seu Aproveitamento”, o trabalho das alunas recebeu a medalha de ouro para o Brasil na categoria Ciência Ambiental. Elas foram as únicas representantes do país no evento. O tema de pesquisa surgiu a partir da constatação de que a casca de arroz é um sério problema ambiental, um resíduo gerado em grande escala nos campos orizícolas. Quando o descarte é feito de modo inadequado, a casca de arroz passa pelo processo de compostagem ou carbonização, liberando gás metano, agente também responsável pelo aquecimento global. A partir dessa situação problema, as estudantes investigaram a possibilidade de utilizar esse resíduo em combinação com outros materiais, estudando as potencialidades de aplicação e dando um destino correto.

A pesquisa, realizada com o apoio do Laboratório de Polímeros da UCS, foi desenvolvida durante a 5ª Mostra Científica do CETEC, realizada em agosto de 2017. As alunas, que têm entre 16 e 17 anos, receberam orientação das professoras Tatiana Bisoto e Andréia Gobbi. No encontro com os professores Ambrósio Bonalume e Evaldo Kuiava, elas destacaram o apoio recebido no Laboratório de Polímeros e que isto faz a diferença ao desenvolverem a pesquisa, tendo orientação também dos técnicos do setor. “É preciso agradecer neste momento. Essa experiência – de pesquisar em laboratório – é única e faz com que possamos pensar que no futuro seremos boas pesquisadoras”, salientaram.

A diretora do CETEC Ana Possapp Cesa, que acompanhou o grupo no encontro desta manhã, lembrou a importância dada à pesquisa na escola e que, desde o primeiro ano do Ensino Médio, o alunos já trabalham com ciência.

O reitor Evaldo Kuiava sugeriu às alunas a continuidade do projeto, para que possam torná-lo um produto, citando o StartUCS, um programa de incentivo à criação de novos negócios, focados em tecnologia e inovação. “Fico feliz pela Universidade de Caxias do Sul que pode contribuir com a pesquisa realizada no CETEC”.

Foto: Vagner Espeiorin