Novos modelos curriculares impulsionam a qualificação dos ambientes de ensino.
A reestruturação curricular dos cursos de graduação da UCS, instituída neste ano, impulsionou um processo de capacitação de docentes voltado à atuação nos novos modelos curriculares, iniciado ainda em 2017. Conduzida pela Coordenadoria Pedagógica, a partir do Núcleo de Formação de Professores, a formação ocorre por meio de ciclos.
A etapa formativa atual, que reúne aproximadamente 300 docentes das disciplinas de primeiro semestre dos cursos de graduação, se encerra no mês de julho, com uma mostra de boas práticas para o compartilhamento de experiências. Nesta quarta-feira, 23 de maio, professores que atuam como apoiadores no ciclo de formação, concedendo suporte aos demais docentes na implementação das práticas, reuniram-se para uma avaliação do trabalho que vem sendo desenvolvido.
Trabalho Discente Efetivo
A partir da percepção dos docentes participantes do processo, o relatório apresentado pelos professores Lucas Fürstenau de Oliveira e Silvana Regina Ampessan Marcon, da Área do Conhecimento de Humanidades, avaliou a aplicação do TDE – Trabalho Discente Efetivo. Uma das novidades da reestruturação curricular, ele prevê a realização de atividades acadêmicas extra-classe.”O TDE foi instituído para conferir maior protagonismo ao aluno no processo de aprendizagem, atribuindo importância, como atividade acadêmica, aos estudos desenvolvidos fora da sala de aula”, complementa a professora Flávia Costa, coordenadora Pedagógica da Universidade.
A preparação dos alunos parte de estudos e atividades didático-pedagógicas propostas pelos professores ligadas aos temas que serão desenvolvidos em aula. “O resultado são aulas menos expositivas e mais propositivas, no modelo de aprendizagem ativa e condizentes com o conceito de sala de aula invertida”, descreve a professora sobre o método, que propõe a conduta ativa do aluno com problematizações, estudos de caso, projetos e discussões, entre outras atividades.
Avaliação
O relatório que reuniu e registrou as percepções dos professores de primeiro semestre das graduações sobre os reflexos do uso dos TDEs como elemento curricular, até essa etapa da implementação dos novos currículos, denotou mudança e inovação em metodologias, adesão da maioria dos estudantes e docentes ao novo elemento curricular e qualificação dos ambientes de ensino. Verificou-se, ainda, que as medidas favoreceram mais estudo e reflexos nos resultados de aprendizagem dos alunos e em sua interação com as dinâmicas propostas. A reunião do grupo de docentes também promoveu o compartilhamento de apontamentos para qualificar processos.
Foto: Claudia Velho