Acesso a tecnologias inovadoras e à pesquisa avançada aproximam empresas do TecnoUCS.
Alinhamento de demandas do mercado com competências científicas da Universidade de Caxias do Sul visa ao desenvolvimento de novas perspectivas para a economia regional.
A possibilidade de acesso a conhecimentos, recursos e pesquisas que levem à produção de tecnologias inovadoras, com o intuito de desenvolver novos e aperfeiçoar produtos existentes, tem sinalizado, às empresas da região, a capacidade do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul – TecnoUCS de atender às demandas prementes para o desenvolvimento econômico regional.
A partir do mês de junho, a reitoria e os gestores do Ecossistema Empreendedor UCS intensificaram rodadas de conversações com representantes de importantes organizações de Caxias do Sul e região, para a identificação de oportunidades conjuntas em inovação. O intuito é conhecer as atuais prioridades do mundo empresarial e alinhá-las, em parceria, com as soluções constituídas ou que podem ser desenvolvidas pelo complexo científico-tecnológico da Universidade.
“Vale observar que a proposta do TecnoUCS independe do porte das empresas, mas contempla empreendimentos de todos os tamanhos e segmentos que queiram se desenvolver, inovar e aumentar seu potencial de sucesso no mercado, contribuindo para o crescimento regional”, destaca o coordenador-executivo do TecnoUCS, Enor Tonolli, sobre o propósito do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Randon, Fras-le, Soprano, Pisani Plásticos, Toigo Sistemas Automotivos, Barrfab Equipamentos Hospitalares (de Farroupilha), Sinalsul Autopeças e Agrale S/A são as empresas que, até o momento, participaram das rodadas de interação visando à potencialização de competências para o aperfeiçoamento em produtos, processos e serviços, dentro dos conceitos de investimento em tecnologia e inovação do TecnoUCS.
O calendário de encontros prosseguirá nos próximos meses, objetivando a aproximação do mundo empresarial especialmente com os resultados das pesquisas científicas desenvolvida na Universidade.
Foto: Claudia Velho