Há três décadas, UCS marca a sua presença na Região das Hortênsias.
A presença da UCS na Região das Hortênsias – que completa 30 anos – se manifesta através de práticas focadas no desenvolvimento de ações nas áreas de turismo e serviços, bases da economia local. Para marcar as três décadas de existência da unidade universitária em Canela, foi realizado na terça-feira, dia 13 de setembro, um encontro que reuniu a Reitoria da UCS, representantes das prefeituras da região, de associações e entidades empresariais e comerciais, representantes de entidades civis e militares.
Todo o trabalho desenvolvido até os dias de hoje no Campus Universitário da Região das Hortênsias é a base para o futuro da região. E, para essa região, a diretora da unidade universitária, professora Margarete Fátima Lucca, mencionou projetos que visam a atender as necessidades da população local, a oferta de ensino de qualidade focado no mercado e nas condições particulares da comunidade regional e “para manter viva a nossa missão, que é a geração e compartilhamento do conhecimento, motor impulsionador do desenvolvimento sustentado”.
Entre os projetos apresentados estão: o Programa UCS Sênior Hortênsias (implantado no ano passado), o curso de aprendizagem de auxiliar nos serviços de alimentação (destinado a menores aprendizes), novos cursos de graduação (como os tecnólogos em Gastronomia, em Gestão do Turismo, em Eventos e em Hotelaria), os projetos de Educação Financeira e Educação Nutricional (desenvolvidos nas escolas de Ensino Médio, na intenção de contribuir com a formação dos adolescentes) e o Turismômetro (que visa construir diversos indicadores sobre o turismo na região). “Essas são algumas ações que estamos desenvolvendo com vistas ao fortalecimento da região e, por consequência, da nossa Instituição para os próximos anos”, salientou.
As novas potencialidades para retomar a área de vocação da região das Hortênsias foram ressaltadas pelo reitor Evaldo Kuiava, que afirmou a necessidade de parcerias entre empresas, setor público e a Universidade. “A UCS, presente nesta região, não consegue realizar a sua missão sozinha. São necessárias parcerias para afirmar o compromisso que temos na busca da formação. Queremos servir à comunidade, mas buscando a sustentabilidade”, disse. E concluiu: “Vocês podem se orgulhar dessa Instituição, porque vocês têm uma universidade que busca a qualidade”.
Campus em Canela
Instalada no município de Canela desde 1986 – com a transferência do curso de Hotelaria, que funcionava em Atlântida, no litoral – , a UCS hoje oferece cursos de graduação (Administração, Ciências Contábeis, Direito, Eventos, Hotelaria e Nutrição), de pós-graduação e diversos cursos de qualificação, em diferentes áreas do conhecimento.
Em 1993 foi inaugurada a nova sede e, em novembro de 2012, uma solenidade marcou o ato de criação do Campus Universitário da Região das Hortênsias, que até então era denominado Núcleo Universitário de Canela. A transformação do Núcleo em Campus reafirmou a importância da região das Hortênsias para a UCS. A região onde o Campus Universitário está instalado é formada por quatro municípios: Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.
No segundo semestre do ano passado foi implantado no Campus o Programa UCS Sênior Hortênsias, que oportuniza às pessoas a partir dos 50 anos a aquisição de conhecimentos, o convívio e a qualidade de vida.
A UCS Hortênsias visa a atender as necessidades e interesses da comunidade regional, através da formação acadêmica de graduação e de pós-graduação; da oferta de cursos, oficinas e palestras com foco na capacitação e aperfeiçoamento profissional; da realização de pesquisas; da prestação de serviços de consultoria; do Serviço de Assistência Jurídica gratuita; do Polo de Educação a Distância; do Laboratório de Gastronomia; do Programa UCS Sênior Hortênsias e do Ambulatório Nutricional.
Em seus 30 anos de atividade, a UCS – Campus Universitário da Região das Hortênsias formou mais de 2.500 profissionais que contribuem, através da sua formação acadêmica, para o progresso da Região e do País.
Fotos: Dinarci Borges