UCS mantém 2º lugar nacional em Inovação e avança para 5º em Pesquisa entre as IES.
Posições se referem à classificação no Ranking Universitário Folha, principal levantamento sobre a Educação Superior no Brasil.
Pelo quinto ano consecutivo, a Universidade de Caxias do Sul conquistou o 2º lugar nacional em Inovação, entre as instituições de Ensino Superior comunitárias e privadas, no Ranking Universitário Folha (RUF), o mais conceituado levantamento sobre a educação universitária do país. No mesmo segmento, a UCS avançou do 7º para o 5º lugar em Pesquisa – melhor posição desde a criação do ranking, em 2012 – entre 84 universidades. Divulgados no início desta semana, os dados completos podem ser acessados AQUI.
“A consolidação da nossa universidade como uma instituição inovadora diante de todo o país, e o avanço que estamos obtendo no critério de Pesquisa, sobretudo reafirmam a vocação da UCS como promotora do desenvolvimento por meio da pesquisa científica, o que também reforça nosso compromisso com a busca da excelência para o atendimento das necessidades do mercado, da sociedade e, especialmente, das pessoas”, avalia, sobre os resultados, o reitor Evaldo Kuiava.
Como funciona o RUF
Elaborado anualmente pelo jornal Folha de S.Paulo, o ranking classifica as universidades públicas e as comunitárias ou privadas de todo o país a partir de uma nota composta pela análise de cinco critérios – Pesquisa Científica, Qualidade do Ensino, Mercado de Trabalho, Inovação e Internacionalização –, com pesos distintos na soma:
* Pesquisa Científica (42 pontos) – Avalia a excelência da pesquisa científica realizada pelas universidades por meio de sete componentes, como número de trabalhos científicos publicados, quantidade de citações recebidas pelos artigos científicos e recursos captados pelas universidades em agências federais e estaduais de fomento à ciência.
* Qualidade do Ensino (32 pontos) – Considera três componentes quantitativos – proporção de mestres e de doutores no total docente; proporção de professores em dedicação parcial e integral; e desempenho do aluno calculado com base na nota do Enade –, além de pesquisa Datafolha com 2.125 docentes qualificados como avaliadores do MEC.
* Mercado de Trabalho (18 pontos) – Baseado em 5.975 entrevistas realizadas pelo Datafolha em 2014, 2015 e 2016 com profissionais de empresas, hospitais, consultórios, escolas e afins.
* Inovação (4 pontos) – Considera os pedidos de patentes das universidades de 2005 a 2014.
* Internacionalização (4 pontos) – Considera, em dois componentes, as citações internacionais recebidas pelos trabalhos acadêmicos das universidades brasileiras e a proporção de publicações em coautoria internacional no total de artigos acadêmicos publicados nos anos recentes.
A UCS NO RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2016
Entre 84 universidades comunitárias e privadas
No país
– 2ª melhor do Brasil em Inovação (pelo quinto ano consecutivo)
– 5ª melhor do Brasil em Pesquisa Científica (melhor posição em cinco anos)
– 6ª melhor do Brasil na Classificação Geral
No Estado
– 2ª melhor do RS em Inovação
– 2ª melhor do RS em Pesquisa Científica
– 3ª melhor do RS na Classificação Geral
Entre 195 universidades em geral (incluindo as públicas federais e estaduais)
No país
– 30ª em Inovação
– 58ª em Pesquisa Científica
– 42ª melhor na Classificação Geral
No Estado
– 5ª em Inovação
– 7ª em Pesquisa Científica
– 6ª melhor na Classificação Geral
Fotos: Claudia Velho