Encontro de Jovens Pesquisadores destaca trabalhos na área de Ciências Exatas.
Nove trabalhos foram destaque no primeiro dia da apresentação dos projetos de iniciação científica e tecnológica da área de Ciências Exatas. Os trabalhos integram a 24ª edição do Encontro de Jovens Pesquisadores e a 6ª Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, que acontecem até quinta-feira, no Campus-Sede.
Durante a manhã da terça-feira, 4, no Bloco V, eles realizaram a apresentação oral e, à tarde, após a sessão de pôsteres, participaram da palestra “As contribuições da pesquisa da UCS para a Sociedade”, com os professores Vânia Schneider, Otávio Bianchi e Diego Piazza, juntamente com Julio Salecker (da CERTEL – Cooperativa de Eletrificação) e Juliano Ernzen (da Mantova Indústria de Tubos Plásticos Ltda).
Dos 101 trabalhos da área de Ciências Exatas, os trabalhos destacados foram dos alunos:
– Christian Manera (PIBIC/CNPq), orientado pelo professor Marcelo Godinho, com o trabalho “Produção de biohidrogênio a partir da gaseificação de CHAR de capim elefante”;
– Mário César Vebber (PROBIC/FAPERGS), orientado pela professora Janaína da Silva Crespo, com o trabalho “Produção de hidrogênio pela quebra fotocatalítica da molécula de água utilizando filmes finos automontados de hidrocloreto de polialilamina/ácido poliacrílico/tio2/clorofilina cúprica”;
– Vanessa Piroli (PROBIC/FAPERGS), orientada pelo professor Carlos Alejandro Figueroa, com o trabalho “Nanoestrutura e composição química de intercamadas de SICX:H”;
– Danielle Restelatto (PROBIC/FAPERGS), orientada pelo professor Marcelo Godinho, com o trabalho “Produção de um gás rico em hidrogênio a partir da gaseificação de biochar produzido pela pirólise de resíduos de cama de aviário”;
– Bruna Piazza (BIC/UCS), orientada pelo professor Diego Piazza, com o trabalho “Caracterização mecânica e química de um sistema composto por um pré-tratamento a base de filmes híbridos e um acabamento com resina poliuretânica sobre a liga de alumínio 7075 utilizada no setor aeronáutico”.
O aluno destaque do Ensino Médio, com a bolsa PIBICEM/CNPq foi Augusto Michelon Silveira, orientado pela professora Jadna Catafesta, com o trabalho “Eletrofiação de soluções de poliamida 6 (pa6) comercial e quimicamente modificada”.
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), parceiro do evento, destacou dois grupos de trabalho:
– o Grupo de Usinagem, coordenado pelo professor Rodrigo Zeilmann, com o trabalho da acadêmica Andressa Antunes Carneiro (BIC/UCS) “Micro Usinagem de placas de circuito impresso, definição de parâmetros e estipulação da vida da ferramenta”;
– o Grupo Modelagem de Informações e Conhecimento para apoio ao processo de desenvolvimento de produtos, coordenado pelo professor Carlos Alberto Costa, com o trabalho do acadêmico Eduardo Dambros Telli (BIC/UCS) “Impressão de prótese com base em tecnologia 3D”.
Também o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (SIMPLÁS) destacou um grupo: o de Polímeros, coordenado pelo professor Ademir Záttera.
O Encontro de Jovens Pesquisadores segue nesta quarta-feira, com o a apresentação dos trabalhos da área de Ciências da Vida, no auditório do Bloco 57. E, na quinta-feira, no Bloco H, será a apresentação dos trabalhos da área de Ciências Humanas e Sociais.
(Fotos: Claudia Velho)