39ª Prêmio UCS/Sultextil: vencedor propõe reflexão sobre indústria x manufatura.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/07/2019 | Editado em 10/07/2019

Acadêmico Weslei Carlesso, que já havia se destacado pela conquista do Prêmio UCS/Cootegal Design de Moda no ano passado, desta vez foi premiado com uma viagem a Paris no período das principais feiras internacionais da Moda. Menção honrosa foi concedida à acadêmica Juliana Gasperin da Silva.

A semana é de movimento no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul: após a entrega do Prêmio UCS/Cootegal Design de Moda na última segunda-feira, a noite de ontem, 9 de junho, foi reservada à 25ª Maratona de Moda, por onde desfilou a criatividade dos novos talentos do curso de Tecnologia em Design de Moda.

Sob o tema Metamorfose, os três desfiles da noite convidaram para uma reflexão sobre as constantes mudanças que fazem parte da vida. A produção dos acadêmicos do curso puderam ser vistas nos Trabalhos de Conclusão de Curso, nos trabalhos da  disciplina Laboratório de Criatividade e no Desfile da  além da 39ª edição do Prêmio UCS/Sultextil.

O acadêmico Weslei Carlesso foi o vencedor do Prêmio UCS/Sultextil e ganhou uma viagem a Paris com estadia de uma semana para visitar as principais feiras do setor têxtil.

A Fumaça Anuncia

A premiação UCS/Sultextil resulta de uma parceria com a tecelagem Sultextil, iniciada em 1999, que desafia os novos criadores a inovarem no desenvolvimento de peças conceituais a partir de tecidos de última geração, de lançamento da empresa. O júri, composto por profissionais renomados do setor da Moda – Ana Mery Sehbe de Carli, Fernanda Nascimento Daudt, Isabela Capeto, Jorge Alexandre Amaro e Marilete Deitos Alquati – avaliou portfólio criativo e técnico em criatividade, fidelidade ao tema e execução da peça, além de produção e desfile.

Com a coleção A Fumaça Anuncia, o acadêmico Weslei Carlesso (foto à direita) propôs a reflexão sobre a guerra travada entre indústria e manufatura. “Uma alternativa em meio a tantos problemas no setor da moda”, conforme aponta o vencedor do Prêmio. Tecidos de poliéster vendidos a metro, retalhos e até mesmo upcycling de um vestido de noiva formaram peças que remontam à indumentária do século XIX, momento que o autor descreve como glorioso para a revolução industrial. Modelagens confortáveis, costuras que unem trabalho feito à máquina e manual, balancim, plissado feito à mão e com prensa, além de ferragens, estão entre os artifícios que o estudante utilizou para dar vida ao casamento de opostos.

“Para o look Sultextil – formado por blazer/jaqueta, chemise, cinto, saia e uma máscara – o foco foi respeitar a malha circular e seus propósitos, e ao mesmo tempo explorar novas possibilidades”. Weslei agradece a oportunidade de participar do concurso, “um dos grandes exemplos que temos da boa relação entre academia e indústria”, parabenizando a organização e seu comprometimento com o avanço dos setores de moda e a valorização dos novos profissionais que, a partir da oportunidade, ingressam ainda melhores no mercado. Não é a primeira vez que o estudante se destaca na programação de eventos do curso. Em 2018, Weslei conquistou a primeira colocação no Prêmio UCS/Cootegal Design de Moda, com o trabalho “Culto à coisa velha”.

Juliana Gasperin da Silva recebeu menção honrosa.
Bioconecto

Nesta edição do Prêmio UCS/Sultextil, a menção honrosa foi concedida à acadêmica Juliana Gasperin da Silva, que apresentou a coleção Bioconecto, abordando a  relação entre os seres humanos através da tecnologia. “Como ela já faz parte de nossas vidas e nos torna onipresentes pela velocidade e interatividade das conexões, dentro desse viés, os seres humanos se tornam nômades virtuais”, considera. A estudante explica que o look apresentado valoriza a malha em suas diferentes texturas, trabalhado em uma silhueta oversized com pequenos truques de styling que reverenciavam os influenciadores de massa desde os anos 90, com o boom da internet. “Conquistar um prêmio no final do curso é imensamente gratificante, pois valoriza um trabalho árduo de pesquisa, criação e desenvolvimento feito com muito carinho e amor pela profissão. Além de estar entre colegas muito talentosos e competentes! Muito honrada!”.

Apresentaram suas produções na 25ª Maratona de Moda, os acadêmicos: Bruna Ramos Foscarini Roggia, Taisy Maria Scremin, Marina Raiama Telles, Raquel Lira, Fernanda Rossato Pasqual, Gabriela Donati e Sabrina Vargas de Sousa.

Trilha Sonora

Os desfiles do concurso foram embalados por uma trilha sonora especial, apresentada ao vivo pelos acadêmicos da disciplina Percussão – Tópicos A, do curso de Licenciatura em Música da UCS. A iniciativa, com orientação da professora Cristiane Ferronato, teve a participação dos acadêmicos Caio Busetti, Eduardo Marcon e Maicon Basso.

Trabalhos de Conclusão de Curso – Ao final de três anos de curso, os acadêmicos desenvolvem uma coleção de vestuário, apresentando portfólio para avaliação e desfile com três looks. Nesta edição, apresentaram seus TCS os seguintes estudantes: Bruna Ramos Foscarini Roggia, Fernanda Rossato Pasqual, Gabriel Mazzuco Bressiani, Gabriela Donati, Juliana Gasperin da Silva, Marina Raiama Telles, Raquel Lira, Sabrina Vargas de Sousa, Taisy Maria Scremin e Weslei Carlesso.

Disciplina Laboratório de Criatividade – Nessa edição, as produções do Laboratório de Criatividade foram pensadas a partir do tema “Números”, com o desenvolvimento do potencial criativo através de exercícios que culminaram no Desfile apresentado, na noite de ontem, pelos estudantes: Andressa de Figueredo, Débora Peruffo, Isabella Corá Necchi, Ketlyn Rettore Garbin, Marina Paludo de Negri, Rafaela Antunes de Menezes e Rosana Luisa Modena Burlin.

Fotos: Roger Clots