Natal em Família na UCS marca início das comemorações dos 50 anos da Instituição.
Na noite de lua cheia, cerca de quatro mil pessoas estiveram reunidas no estacionamento da UCS TV, no Campus-Sede, para prestigiar a terceira edição do Natal em Família na UCS. Além do encontro da comunidade em torno de uma grande celebração de final de ano, essa edição também marcou o início das comemorações dos 50 anos da Universidade. A data oficial de criação da UCS é 10 de fevereiro de 1967 e, no decorrer de 2017, “uma programação especial, organizada pela Comissão dos Festejos dos 50 anos da qual a comunidade poderá participar ativamente”, como afirmou o reitor em suas boas-vindas ao público.
A Orquestra Sinfônica executou, pela primeira vez, o Hino da UCS In Altum Ducit (em tradução do latim, “conduzir para o alto” com letra de José Clemente Pozenato e música do maestro do Gilberto Salvagni. O evento foi ainda cenário para o lançamento do Selo Comemorativo e da peça publicitária comemorativa aos 50 anos. [Saiba mais sobre as comemorações do Cinquentenário da UCS.]
Segundo o reitor Evaldo Kuiava, “nesta bela noite, temos, juntos, algo importante a fazer: iniciar a celebração do cinquentenário de uma Instituição que escreveu e escreve páginas importantes da história de Caxias do Sul e região. Por isso, 2017 será um ano de voltar às páginas iniciais dessa história, de rememorar os primeiros esforços, as primeiras conquistas, os acontecimentos marcantes, as pessoas que fizeram a UCS ser uma Instituição de renome nacional e internacional. Hoje, a UCS detém o 2.º lugar nacional em Inovação e o 5.º lugar em Pesquisa, entre todas as universidades comunitárias e privadas do Brasil”.
As comemorações Cinquentenário da UCS seguirão até 21 de dezembro de 2017, quando ocorrerá a quarta edição do Natal em Família na UCS.
Espetáculo
O espetáculo desta quinta-feira contou com a participação dos solistas Cíntia de Los Santos (soprano), Ângela Diel (mezzo-soprano), Roger Scarton (tenor) e Daniel Germano (baixo), do Coro da UCS e o Coro das OSPA. Sob a regência do Maestro Manfredo Schmiedt, o concerto natalino iniciou com a apresentação do Oratório “The Messiah”, de Händel, com uma releitura da obra coreográfica de Jair Moraes, originalmente feita para o Grupo Raízes em 1988, com os acadêmicos do curso de Tecnologia em Dança. Logo após, houve a encenação do Auto de Natal do Grupo de Teatro Quiquiprocó, com direção cênica de Andrea Peres. Um show de fogos de artifício encerrou o espetáculo.
Foto: Lais Dal Picolli