Professores da UCS participam de Missão Acadêmica no Canadá
Conhecer modelos curriculares e iniciativas em empreendedorismo e inovação, além de prospectar parcerias para intercâmbios e MBAs, foram objetivos de visitas a universidades e centro tecnológicos
Seis professores da Universidade de Caxias do Sul participaram, de 11 a 19 de outubro de uma missão acadêmica a universidades canadenses, promovida pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e destinada ao conhecimento de modelos curriculares utilizados no país e de iniciativas em empreendedorismo e inovação promovidas por algumas das mais importantes instituições do mundo no segmento. Além disso, foram verificadas as possibilidades de parcerias para realização de intercâmbios acadêmicos e MBAs internacionais.
A comitiva da UCS foi formada pelo chefe de Gabiente da Reitoria, Gelson Leonardo Rech; pelo coordenador de Serviços, Celso Ferrarini; pelo gerente de Tecnologia da Informação, Heitor Strogulski; e pelos profesores Eric Charles Henri Dorion, do programa de Pós-Graduação em Administração, Ana Lúcia Buogo, da Coordenadoria Pedagógica, e Silvana Marcon, da Assessoria de Planejamento e Orçamento.
UNIVERSIDADE DE SHERBROOKE
As atividades se iniciaram pela Universidade de Sherbrooke, na província de Quebec, com visita à Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde, onde foram apresentadas iniciativas em inovação na formação médica, relacionadas à estruturação curricular e ao método pedagógico adotados pela instituição. No mesmo dia, ocorreram painéis, com gestores locais, quanto à gestão em pesquisa e o planejamento estratégico de Sherbrooke.
Na quarta, dia 12, a comitiva conheceu os novos programas de bacharelado em Administração e Engenharia da instituição. A UCS contribuiu com a apresentação de um painel sobre Empreendedorismo, Desenvolvimento Sustentável e Inovação pelo professor Eric Dorion, que é canadense e atua no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul.
Estes temas foram tratados também na sexta, dia 14, quando os docentes do Comung acompanharam, na Escola Superior de Tecnologia de Montreal, também na província de Quebec, apresentações sobre os trabalhos em Tecnologia da Informação e pesquisa da instituição, além de visitar laboratórios.
UNIVERSIDADE DE WATERLOO
A missão deixou a porção francesa do Canadá e se deslocou à província de Ontário, de origem inglesa, para reunião, na segunda, dia 17, com diretores do Conrad Business – Centro de Empreendedorismo & Tecnologia. O complexo é um ambiente de imersão para empreendedores da Universidade de Waterloo, considerada a mais inovadora do Canadá, e referência na região em que atua, um dos mais importantes ecossistemas de startups do mundo.
Em seguida, os professores conheceram o programa de Aprendizagem Experimental – Educação Cooperativa e Ações de Carreira de Waterloo. A iniciativa é a maior do mundo em co-op (modelo educacional que concilia estudos com experiências de trabalho remuneradas nos campos de relevância para cada área), contando com 19 mil alunos em mais de 140 programas de graduação e pós-graduação, associados a uma rede mundial com aproximadamente 5 mil organizações.
À tarde, a comitiva do Comung esteve no centro de pesquisa, uma das principais áreas de atuação da universidade local, reconhecida por parcerias com a indústria para a criação de oportunidades de desenvolvimento econômico a partir da geração de conhecimento. Ainda em Waterloo foi conhecido o sistema de suporte institucional e de cooperação com outras organizações para a oferta de intercâmbios, programas de campo, serviços de co-op e outras oportunidades internacionais aos alunos, aumentando a rede de pesquisa global. Por fim, foi visitado o Centro de Design Sedra da Faculade de Engenharia, onde os projetos desenvolvidos são liderados por estudantes, fazendo de Waterloo o maior estabelecimento na área na América do Norte.
McMASTER UNIVERSITY
Uma das 100 melhores universidades do mundo, a McMaster University, na cidade de Hamilton, Ontário, realizou na terça, dia 18, reuniões entre os docentes brasileiros e seus gestores de ensino e pesquisa, além de integrar a comitiva a um simpósio de Tecnologia e Aprendizagem. Também foi apresentado o sistema de mobilidade estudantil da instituição. Na quarta, dia 19, os professores foram recebidos por quatro diretores da Universidade Ryerson, de Toronto, conhecendo a gestão da instituição em pesquisa e desenvolvimento em comunicação e projetos, modelos de captação de financiamento para empreendedorismo e inovação, ações de incentivo à criação de startups e o sistema da universidade em investimentos socialmente responsáveis.