Universidade e reitor premiados pela Organização das Américas para a Excelência Educativa.
UCS recebe Prêmio Sapientiae de Excelência Educativa e reitor Evaldo Kuiava recebe o título de Doutor Honoris Causa em Filosofia da Educação.
Distinções são outorgadas pela Organização das Américas para a Excelência Educativa (ODAEE), entidade internacional que tem, entre suas finalidades, “reconhecer a atuação de pessoas e instituições relevantes para o bem da educação e da cultura na Iberoamérica”.
O reitor Evaldo Kuiava está em Havana, Cuba, para participar do XV Congresso Internacional de Pedagogia 2017, que se inicia nesta segunda-feira, dia 30, e prossegue até o dia 3 de fevereiro, no Centro de Convenções de Havana. Com o tema “Pela unidade dos educadores” e uma abordagem que ressalta a ética na educação e a cultura da paz, o evento tem entre seus patrocinadores a ODAEE, organização que está presente em 21 países, congregando 600 instituições educacionais e cerca de 25 mil professores. Segundo seus organizadores, o encontro irá socializar resultados científicos e boas práticas de milhares de profissionais da educação que procuram dar resposta aos problemas mais prementes que atingem a educação, especialmente na América Latina e no Caribe.
No dia 2 de fevereiro, no decorrer do Congresso, será realizada a cerimônia de premiação de pessoas e entidades que, na avaliação dos membros da ODAEE, se destacaram na busca de estratégias e ferramentas para o desenvolvimento de processos de qualidade na educação e para o avanço institucional comprometido com a integração social e com a construção da paz.
O Título Doutor Honoris Causa, concedido ao reitor Evaldo Kuiava, visa destacar aquelas pessoas que ensinam por meio do exemplo, praticando seus dons e talentos e ajudando as outras pessoas a descobrir os seus, fazendo com que essas virtudes transcendam as famílias e as instituições para o benefício da coletividade.
O Prêmio Sapientiae de Excelência em Educação, concedido à Universidade de Caxias do Sul, reconhece e exalta as realizações em educação e aprendizagem em direitos humanos, considerando a educação como um direito básico fundamental, reconhece as práticas educativas integrais que consideram a ética e a espiritualidade elementos básicos fundamentais, reconhece a atuação de quem incentiva ideias, estratégias e projetos voltados para a transformação da sociedade atual em uma sociedade sustentável e culta, na qual a educação de qualidade está ao alcance de todos, promovendo o autoconhecimento e a paz.