700 pessoas participaram de eventos organizados pelos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia.
Comunidade acadêmica ofereceu aos visitantes informações sobre saúde animal, sobre a produção de hortaliças e sobre o controle biológico de pragas e doenças, entre outros temas de abordagem dos dois cursos.
As setecentas pessoas que estiveram no Campus-Sede neste domingo, 19 de agosto, aproveitaram muito mais do que um dia ensolarado e de calor atípico para este final de inverno. Das 14h às 18h, estudantes, professores e egressos dos cursos de Medicina Veterinária e de Agronomia recepcionaram a comunidade em dois eventos (Vet Day e Agro Day) realizados conjuntamente para compartilhar informações e orientações relacionadas à saúde animal e à agronomia, bem como sobre a atuação dos profissionais dessas duas áreas. Além conversas e das visitas guiadas aos ambientes de ensino, pesquisa e extensão dos cursos, houve sorteio de brindes, distribuição de pipoca, água quente e erva-mate para o chimarrão. As atividades foram concentradas entre o Bloco 47 e 56 e a praça do Lago.
O professor Leandro do Monte Ribas, coordenador do curso de Medicina Veterinária, destaca o engajamento do público, que marcou presença demostrando interesse e curiosidade sobre os cuidados de saúde animal e os ambientes de ensino e de atendimentos clínico e cirúrgico. “Foi uma integração muito positiva entre cursos, acadêmicos, professores e colaboradores da UCS com a comunidade”, resume, lembrando da participação voluntária dos alunos, como monitores de disciplinas, integrantes das clínicas voltadas aos pequenos e grandes animais e também do grupo que dedica-se ao estudo dos animais silvestres.
Professores, acadêmicos e egressos do curso de Agronomia fizeram demonstrações de sistemas de cultivo, como a hidroponia, e forneceram informações sobre benefícios das hortaliças, controle biológico de pragas e doenças, pesquisas, equipamentos e a atuação profissional na área, além de divulgar a Semana do Meio Ambiente e Alimento Orgânico que ocorre na Universidade até quarta-feira, 22 de agosto. O coordenador do curso, professor Gabriel Fernandes Pauletti, também definiu a realização como positiva, por mostrar os benefícios e potencialidades dessa área de conhecimento e pela integração proporcionada. “As pessoas que passaram pelo evento puderam conhecer práticas da Agronomia e se identificar com elas, projetando reproduzir algumas em suas casas, a exemplo de hortas e outros sistemas de cultivo”, explicou.
Fotos: Divulgação