Mobilidade Acadêmica Internacional: UCS integra Rede Trentina de Universidades.
Em fevereiro de 2018, encontro internacional reunindo instituições da Itália, Brasil, Argentina e Uruguai será realizado no Campus-Sede da UCS.
A Universidade de Caxias do Sul passa a integrar a Rede Trentina de Universidades que visa promover a mobilidade acadêmica internacional e as relações de negócios entre Itália, Brasil, Argentina e Uruguai. Essa Rede terá o suporte dos Círculos Trentinos desses países, buscando facilitar a integração dos alunos estrangeiros, realizando atividades de inserção cultural junto as comunidades locais, bem como recebendo os estudantes em suas residências, como membros da grande família trentina.
A reunião que discutiu a criação da Rede Trentina foi realizada em março, em Montevideo, Uruguai, com a participação da UCS – na ocasião representada por Elisete Bertollo, coordenadora dos Círculos Trentinos do RS – juntamente com a Universidad de La Empresa (Uruguai), Universidad De Flores, Universidad Nacional Del Comahue, Universidad Nacional de Rio Negro, Universidad Nacional De Mar Plata (Argentina) e Università di Trento (Itália). Estavam presentes também a delegação da Província Autónoma de Trento (Itália) e a Associação Trentini nel Mondo (Itália), assim como o Embaixador da Itália no Uruguai. A próxima reunião da Rede acontecerá em julho, na Argentina e, em fevereiro de 2018, no Campus-sede da UCS: esse encontro internacional irá discutir as ações e a oficialização da Rede Trentina de Universidades.
Na semana passada, o Reitor Evaldo Kuiava recebeu os membros dos Círculos Trentinos do Rio Grande do Sul (das cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Garibaldi e Gramado), o Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre Nicola Occhipinti, visando estreitar relações com a região de Trento e dar seguimento ao processo de divulgação da Rede Trentina de Universidades.
Pesquisas sobre imigração italiana deram início à interação com instituições italianas
A história de cooperação entre UCS e a Itália tem início em 1974, quando foi realizada a primeira pesquisa de imigração italiana. No ano seguinte, foi instalado o ISBIEP – Instituto Superior Brasileiro Italiano de Estudos e Pesquisas, criado em 1975 na celebração do centenário da imigração italiana. O ISBIEP foi articulado com a Università Degli Studi de Padova e o Instituto Italo-Latino Americano (IILA), de Roma, dando origem aos projetos “Perfil Linguístico dos Ítalo-Brasileiros do Nordeste do Rio Grande do Sul” e “Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas do Nordeste do Rio Grande do Sul (ECIRS)”.
A Universidade registra 24 publicações que abordam temas relacionados à Itália e, entre os cursos que integram o Programa UCS Línguas Estrangeiras está o estudo de italiano, que hoje tem 68 alunos matriculados em oito turmas.
O Programa de Pós-Graduação em Letras, com o Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura, que surgiu a partir de um acervo específico sobre a imigração italiana no Rio Grande do Sul (Projeto ECIRS, fundado na década de 1970), abrange as seguintes linhas de pesquisa: Estudo das identidades regionais; e Problemática da região e das diversidades regionais com olhar mais amplo: o brasileiro e o internacional. O programa registra 23 dissertações relacionadas à imigração italiana.
A Universidade mantém acordos de cooperação internacional com 12 instituições italianas: Università Degli Studi di Genova, Università Degli Studi di Padova, Università Degli Studi di Verona, Università Degli Studi di Trento, Università di Roma – La Sapienza, Università per Stranieri – Perugia, Università Degli Studi di Roma Tre, Università de Sassari, Università Degli Studi di Torino, Università Degli Studi della Tuscia, Università Ca’ Foscari e Italian Culinary Institute for Foreigners.
O primeiro acordo de cooperação com a Università Degli Studi di Trento foi realizado em 1985.