Progenes – A startup com o DNA empreendedor do programa StartUCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/02/2019 | Editado em 03/12/2020

Constituída pelo egresso de Biologia Maurício Schiavo, empresa realiza testes genéticos para personalização de planos de treino e nutricionais. Empreendimento está entre os originados no programa StartUCS hoje impulsionados por aceleradoras de negócios com atuação nacional

O idealizador, Maurício Schiavo (E) com a equipe de bolsistas CNPq da Progenes, incubada na sede do TecnoUCS/StartUCS: Yuri Tadeu Poloni, graduado em Segurança da Informação; Aline Cerbaro, nutricionista e mestre em Biotecnologia; Ramon Fernandes Mendes, graduado em Sistemas de Informação; e Marcelo Bacca Camargo, designer, com MBA em Gestão Empresarial. Ausentes da foto, o sócio Lucas Sandre, responsável pelo marketing, e a bolsista Ana Zamberlon, educadora física e graduanda em Nutrição.

Maurício Schiavo dedicou cinco, dos sete anos e meio em que cursou a graduação em Biologia, a pesquisas em Biotecnologia. Primeiro na Universidade de Caxias do Sul e, depois, durante um ano, na Universidade da Geórgia (EUA), onde ingressou por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação (MEC). Retornando à UCS, foi bolsista mais uma vez, até a conclusão do curso superior, no final de 2015.

Embora o conhecimento técnico e experiência acadêmica acumulados, Maurício percebeu a defasagem pessoal em relação a habilidades administrativas, o que se apresentou como um obstáculo no momento em que uma ideia de negócio surgida no período nos EUA despertou no jovem a decisão pelo empreendedorismo. Foi na América do Norte, em 2013, que o estudante conheceu testes sobre características genéticas direcionados à indicação de atividades físicas e dietas mais adequadas à pessoa examinada.

A oportunidade pelo StartUCS – De volta ao Brasil, a intenção de criar um serviço de orientação para a saúde a partir de testes genéticos ganhou perspectiva com a implantação, em setembro de 2015, do programa de desenvolvimento de negócios inovadores StartUCS. A iniciativa da Universidade de Caxias foi a oportunidade para Maurício se capacitar a tornar a ideia um empreendimento viável. “Meu background era técnico, acadêmico, com uma base forte em pesquisa, mas eu não sabia nada sobre negócios e administração”, confessa.

Aprovado, o projeto integrou a primeira turma do StartUCS. O aprendizado sobre pesquisa de viabilidade de negócio diretamente no mercado; a mentoria de especialistas em áreas como jurídica e marketing; e a troca de experiências com os demais participantes do programa, incrementando o próprio projeto; destacaram-se entre os instrumentos que agregaram ao biólogo-pesquisador as competências para se transformar em empreendedor. “Entramos no programa com uma ideia e saímos com um protótipo. A passagem pelo StartUCS foi fundamental para definirmos o funcionamento do negócio e para estruturamos nossa rede de fornecedores e prestadores de serviços”, considera.

Respaldo completo – Um grande diferencial do StartUCS é a retaguarda da estrutura universitária para o desenvolvimento do negócio. Os testes genéticos que hoje são o produto da Progenes foram prototipados em laboratórios de Biotecnologia da UCS ao longo de dois anos, sem custos para a startup. “Com a participação no programa o projeto nunca fica estagnado, está sempre em desenvolvimento. O principal ganho é a resiliência que vamos adquirindo, passando a acreditar que sempre se pode redirecionar as coisas para elas acontecerem”, acrescenta Maurício. “O mindset que a pré-aceleração no StartUCS nos trouxe, saindo do puramente acadêmico para uma visão de business, nos deixou preparados para enfrentar não somente o mercado, mas todos os outros desafios que envolvem o desenvolvimento e criação de um negócio”, complementa.

Embora a afirmação como empreendedor, o ‘gene acadêmico’ não deixou de se manifestar no pesquisador contumaz – Maurício está concluindo o mestrado em Biotecnologia pela UCS (faltando apenas a apresentação da dissertação). “Me interesso muito pela pesquisa e em estar em contato com novas tecnologias. É importante avançar na fronteira do conhecimento quando se pensa em desenvolver inovações”, pondera o empreendedor, que pretende também investir na docência acadêmica.


Aceleração com incentivo público e investimento privado

Maurício no Laboratório de Biotecnologia e Microbiologia Aplicada, onde os testes foram prototipados: Universidade disponibiliza estrutura para o desenvolvimento das startups sem custos aos participantes do StartUCS.

Nos anos que se seguiram à estruturação no StartUCS, Maurício uniu-se a dois sócios – um deles, Lucas Sandre, permanece no negócio – e ingressou, em 2018, no Startup Brasil, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) pelo qual o governo federal investe e incentiva o investimento, por aceleradoras de negócios, em startups.

Com isso, a Progenes passou a ser acelerada pela WOW, gestora de um fundo de investidores com sede em Porto Alegre. “Estamos participando de acompanhamento mensal e workshops trimestrais, o que nos traz segurança em avançar no nosso modelo de negócio”, afirma o empreendedor. Instalada na sede administrativa do TecnoUCS desde janeiro de 2017, no campus-sede da UCS, a empresa conta com cinco bolsistas CNPq.

Testes genéticos – Transpostas as etapas até o ingresso no mercado, a pretensão, agora, é de expandir o negócio. O core business é a venda online dos testes genéticos. Entre as detecções estão o tipo de fibra muscular predominante no organismo (de maior resistência ou de mais força e explosão); a suscetibilidade a gorduras e carboidratos (constatando qual alimento gera mais acúmulo de gordura); a suscetibilidade a overtraining (fadiga por excesso de esforço); a resposta inflamatória do corpo ao treino.

Complementando o escopo de serviços, a equipe da Progenes trabalha no desenvolvimento de uma plataforma online de acompanhamento das condições físicas e de estilo de vida do cliente, visando à continuidade da orientação física e nutricional. Outra iniciativa é a criação de um novo teste genético, expandindo de sete para 15 o número de genes avaliados.

Empreendimento já conta com projeto spin-off

Uma ideia dentro da ideia – um spin-off – é uma das perspectivas de ampliação da atuação da Progenes. É o caso do desenvolvimento de um sistema mais econômico de produção de proteínas em laboratório, a ser disponibilizado para universidades e empresas dos setores de biotecnologia, química e farmácia, entre outras. “O projeto é criar uma tecnologia para pesquisadores produzirem as próprias enzimas usadas para PCR (processo de identificação de genes) in-house, de forma simples e barata”, revela Maurício. As aplicações de pesquisas em biologia molecular são amplas, estendendo-se, principalmente, às áreas da saúde e da agricultura.

Em agosto de 2018, o projeto conquistou 2º lugar em desafio proposto no VI Congresso de Inovação da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

A PROGENES

O negócio: realização de testes genéticos para personalizar planos de atividades físicas e de alimentação conforme o perfil do cliente.

A inovação: Os testes são focados no objetivo do cliente com seu treino e dieta, sendo disponibilizados: 1) relatórios dirigidos ao educador físico e ao nutricionista que atendam o cliente; 2) orientação online com profissionais da área; 3) um aplicativo para coleta de dados e acompanhamento dos avanços de treino e alimentação.

Os clientes: pessoas buscando acelerar seus resultados de treino e de mudança no plano alimentar, nutricionistas, nutrólogos e educadores físicos.

A aceleração: pelo programa StartUCS, pela aceleradora WOW, de Porto Alegre, e pelo programa Startup Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

5ª edição tem inscrições abertas

Estão abertas até o dia 5 de abril as inscrições para a 5ª edição do StartUCS. São disponibilizadas 15 vagas para a pré-aceleração de projetos de base tecnológica, inovação ou impacto social, com vistas à promoção de novos modelos de negócio. A participação é gratuita, voltada a alunos de graduação e pós-graduação da UCS, professores, funcionários e egressos.

Acesse aqui o edital para o processo seletivo.

Fotos: Claudia Velho