Acadêmicas de Design assinam identidade visual da 36ª Feira do Livro

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 25/11/2020 | Editado em 26/11/2020

Design Center da Universidade repete a parceria estabelecida nas edições anteriores, dando ‘cara’ ao evento literário que tem como tema Leitura, Prazer e Liberdade.

A Universidade de Caxias do Sul, por meio do Design Center – espaço de oferta de serviços à comunidade que conecta estudantes ao universo profissional – mais uma vez é parceira da Feira do Livro de Caxias do Sul. A identidade visual do evento deste ano, que ocorre entre 27 de novembro e 13 de dezembro, foi desenvolvida pelas acadêmicas do curso de Design Jéssica de Lima e Alana Gazola, sob orientação da professora Aline Fagundes.

Resultado de um trabalho executado entre os meses de maio e julho, de forma on-line, o conceito remete às portas que os livros podem abrir, conectando-se ao tema da realização: Leitura, Prazer e Liberdade. Jéssica foi responsável pela pesquisa e direção de arte do projeto, enquanto Alana criou a ilustração principal. Ainda, a iniciativa teve o apoio dos alunos Henrique Zago, que fez a animação do cartaz, e de Leonardo Adami e Raquel Roza, no desenvolvimento dos materiais de apoio.

A equipe da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer auxiliou no referencial teórico e a pesquisa, temática e conceitual, envolveu o estudo sobre eventos literários nacionais e internacionais. Como inspiração, as alunas adotaram a revista norte-americana New Yorker, fundada em 1925, com capas icônicas criadas por artistas narrativos, cartunistas e autores de livros infantis de todo o mundo.

Na proposta, as acadêmicas pensaram no livro como uma forma de escape da realidade de pandemia e de isolamento social. Realizaram sua inclusão, então, em cenários íntimos e caseiros como forma de viagem para ambientes inusitados. “A aproximação escolhida é mais metafórica e criativa, no sentido de trazer uma liberdade focada para dentro, na leitura introspectiva”, pontua a apresentação do projeto. A silhueta representa, de forma geral, todos os leitores, como ativos na interpretação e construção das histórias. Outra identificação possível é perceber fundo e leitor como parte da realidade atual, enquanto o livro e sua história são a realidade paralela que se abre para uma fusão de sentidos.

O conceito remete a um grande portal que sugere que o leitor está prestes a atravessar o livro, sendo transportado a outras realidades. “É um processo que pode ser muito prazeroso e imersivo, e por isso o contraste entre a área iluminada, o livro vermelho e chamativo, com o fundo azul e apagado”.

“Trabalhar com a Feira do Livro é sempre uma enorme satisfação, é uma forma de agradecer o grandioso trabalho realizado pela Secretaria da Cultura e Biblioteca Pública Municipal na defesa e incentivo à leitura. Também, é uma forma de reforçar a importância de apoiar o mercado literário local, ainda mais em tempos incertos”, destaca a professora Aline, lembrando do desafio relacionado à realização do evento no contexto de pandemia.

A parceria do curso com a Feira do Livro caxiense se iniciou em 2017 e, desde então, a identidade visual é anualmente desenvolvida pelos acadêmicos de Design da UCS.

36ª Feira do Livro de Caxias do Sul 

Em sua 36ª edição, a Feira ocorre com uma formatação inédita, em função da pandemia, com atividades presenciais e virtuais, atendendo às medidas sanitárias. Serão 17 dias de atrações culturais e artísticas, abertas à comunidade, e 28 bancas. Neste ano, participam das atividades 25 escritores nacionais, durante 28 mesas temáticas, bate-papos, palestras e oficinas. A programação virtual terá transmissão pelo Facebook @FeiradoLivrodeCaxiasdoSul e pelo canal no YouTube Feira do Livro de Caxias do Sul. Saiba mais.