Acadêmicas do curso de Design desenvolvem projeto das coroas da Festa da Uva 2019.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/05/2018 | Editado em 08/05/2018
As alunas (a partir da esquerda): Katia, Carolina e Mariele com as peças desenvolvidas por elas.

As coroas e as tiaras da rainha, princesas e embaixatrizes da Festa Nacional da Uva 2019 foram baseadas no projeto desenvolvido por acadêmicas do curso de Design da Universidade de Caxias do Sul.  Kátia Koswoski, Carolina Muniz Brolese e Marieli Zen Campagnollo tiveram a supervisão da professora Aline Fagundes, por meio do Design Center, do curso de Design.

As peças – apresentadas à comunidade no início deste mês – foram confeccionadas pela Joias Sena, de Guaporé: as três coroas e as 17 tiaras foram fabricadas em metal com processo de fotocorrosão e folheação de outro, pedras preciosas swarovski e pérolas.

Para as acadêmicas que desenvolveram o projeto, “desenhar as joias da rainha, princesas e embaixatrizes da Festa da Uva foi uma experiência muito gratificante, pois tivemos a oportunidade de aprofundar nossos estudos sobre a história da joalheria e da festa. A partir de uma intensa pesquisa, com o suporte da metodologia projetual de design, criamos peças singulares, com uma relação harmoniosa entre imaginação e funcionalidade. O caráter artístico e estético das joias proporcionam uma experiência através da beleza e do sentimento de prazer ao olhar para os detalhes, cores e curvas. Esperamos que o público admire e identifique as referências em cada detalhe das joias, e que elas que sejam peças memoráveis para a história da Festa da Uva”.

Descrição
Na descrição dos projetos, as alunas explicam que o adorno da Rainha destaca beleza, simplicidade e inovação. “As pérolas, localizadas no topo da peça simbolizam Caxias do Sul, a pérola das colônias. O ponto central representa as linhas, travessões e demarcações das colônias que produziam uva em Caxias do Sul, uma forma de homenagear toda a jornada daqueles que deixaram seu registro na história da festa. As duas folhas das parreiras representam a cidade, como um mapa (mais uma vez valorizando o território). Ao lado temos as gavinhas das parreiras, que representam o início e o novo; e também temos um cacho de uva estilizado, com pedras brilhantes para representar os grãos de uva. A escolha de um cacho de uva mais sóbrio deu-se pela busca de um equilíbrio estético entre os elementos, para evitar elementos em excesso. Como referência escolhemos os detalhes da obra Retrato de Adele Bloch-Bauer, de Gustav Klimt. As duas inspirações para o desenho da peça foram a primeira soberana, Adélia Eberle, e a Adele Bloch-Bauer, para associarmos a coroa ao encantamento e atemporalidade de uma obra de arte. A textura da coroa é emoldurada por um padrão de trigo, que representa a prosperidade, mas que também gera um efeito visual semelhante aos trabalhos manuais das mulheres das antigas colônias (crochet, rendas, etc.)”.

Design Center
O Design Center UCS funciona como um mecanismo de oferta de serviços para a comunidade, unindo estudantes ao mundo do trabalho. O espaço pode proporcionar experiências profissionais aos estudantes do curso de Design e a ideia começou a tomar forma há cerca de dois anos, para ampliar as possibilidades de estágio curricular dos acadêmicos. Assim, a partir de uma necessidade curricular, o Design Center nasceu e, com o tempo, ampliou seu alcance, chegando à oferta de serviços à comunidade. Os responsáveis são os professores da disciplina de estágio, que orientam os acadêmicos na elaboração de projetos das mais variadas naturezas, isto é, desde design de produtos até design de marcas, incluindo design de serviços e eventos.

Segundo o professor Douglas Pastori, coordenador do curso, “ao aproveitarmos a disciplina de estágio, unimos as forças dos estudantes com os professores e a infraestrutura da UCS para simularmos a realidade de um estúdio de design e resolvermos problemas reais com soluções que são posteriormente implantadas”. A comunidade participa do Design Center solicitando projetos, realizados por meio de parcerias. “Nossa gestão se preocupa em encontrar parceiros para novos desafios, auxiliando-os na resolução de problemas”, complementa o professor.

No portfólio do grupo estão projetos como: produtos para a UCStore; projeto de identidade visual das Feiras do Livro de Caxias do Sul e Bento Gonçalves (em 2018, pelo segundo ano consecutivo); projeto de comunicação da Maratona de Moda 2017 (evento do curso de Design de Moda); parceria com o curso de Medicina em um projeto de editoração e ilustração do livro de fisiologia para a área; projeto de comunicação dos espetáculos realizados no Campus 8: “O Fantasma da Ópera” (em 2017) e “Os Miseráveis” (em 2018), dentre outras iniciativas. O projeto da coroa foi a primeira parceria firmada entre a comissão da Festa da Uva e o Design Center.

Fotos: Leandro de Araújo/Foto Itália