Acadêmico de Artes Visuais, João Paulo Rates Rippel vence o 8º Prêmio Koralle
Também estudantes do curso, Luíse Flôres Lorenz e Mariana Voltolini ficaram, respectivamente, com a segunda e a terceira colocações
Com uma série de três trabalhos, o acadêmico de Artes Visuais João Paulo Rates Rippel venceu o XV Salão Campus 8 e o 8º Prêmio Koralle. Colegas de curso de João, as estudantes Luíse Flôres Lorenz e Mariana Voltolini conquistaram 2ª e 3ª colocações nas premiações que integraram o Projeto Mostra UCS Campus 8. Promovida pela Universidade de Caxias do Sul, a cerimônia de anúncio dos vencedores ocorreu no dia 19 de outubro, no hall inferior do Campus 8.
Durante o evento de abertura, as obras premiadas e selecionadas foram reveladas, e a exposição com os trabalhos selecionados ficará aberta à visitação até 1º de novembro, no próprio Campus 8. De 11 de novembro a 11 de dezembro, a mostra segue para o Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, com visita às segundas, das 9h às 16h; de terça a sexta, das 9h às 22h; e nos finais de semana, das 16h às 22h.
Nesta edição, foram reunidas obras de dezoito acadêmicos da Instituição, entre eles um coletivo. Com temáticas e suportes variados, os trabalhos bi e tridimensionais, produzidos a partir de 2020, foram apresentados em diferentes meios e linguagens, como desenho, aquarela, acrílico, colagem, objeto, videoarte e videoperformance. A escolha dos premiados foi realizada por uma comissão julgadora composta por especialistas em arte e convidados pela coordenação do evento.
Trabalhos em destaque
A série de trabalhos, produzida por João Paulo Rates Rippel, que ganhou o primeiro lugar, surge como crítica à má remuneração da profissão Artista em seus diversos desdobramentos, como pesquisa, educação e curadoria. Também, dos diversos profissionais que viabilizam o fazer artístico, seguindo o pensamento conceitual de Cildo Meireles, em “Projeto Cédula”, que lança, em diferentes anos, novas cédulas ao circuito, abordando novas questões políticas, como “Quem matou Herzog?”. Tendo como clara referência a obra de Meirelles, o artista aborda, neste projeto, a desvalorização do profissional da cultura que vivencia diariamente o crescente descaso e a precarização de suas instituições, sendo avaliado como de menor valia pelos governantes em comparação ao ganho de capital adquirido em outras áreas.
Na noite de abertura da exposição, foi concedido aos três melhores trabalhos individuais: uma disciplina de 40 horas da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura, no ano de 2022 + 1 Kit Koralle; um curso pelo Programa de Linguagens da Arte (PLA), que equivale como horas de atividade complementar, no ano de 2022, + 1 Kit Koralle e 50% de desconto do valor de um curso do Programa de Linguagens da Arte (PLA), que equivale como horas de atividade complementar, no ano de 2022, + 1 Kit Koralle.
Além dos acadêmicos premiados em 1º, 2º e 3º lugares e da menção honrosa, a Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura, por meio dos cursos de Artes Visuais, concedeu a todos os selecionados no XV Salão Campus 8 e 8º Prêmio Koralle atestados de 16 horas que poderão ser aproveitadas como atividades complementares. Confira os trabalhos em destaque:
João Paulo Rates Rippel – Artes Visuais
Pagamento de artista
Boleto de artista
Geladeira de artista
Luíse Flôres Lorenz – Artes Visuais
A moça sem brincos de pérola
Mariana Voltolini – Artes Visuais
Do Concreto ao Concretismo: Uma trajetória de três gerações
Cibele Biazus Stedile – Artes Visuais
T.A.R.
Videoperformance e escultura em arame
Adriano Oliveski
Allef do Prado de Lima
Caroline Menegotto
Cláudio da Costa
Coletivo Sabotagem
Eduarda Sbeghen
Eduardo Guerra Marcon
Franciele Machado
Gabriel Marques da Silva (Gabz)
Kleiton Venturin
Morgana de Oliveira Antoniolli
Sofia Rigotti Fiorio
Veramar Gomes Martins
Vitória Catarina Marques Abreu