Acadêmicos Campus Universitário da Região das Hortênsias ressaltam aprendizado em evento gastronômico.
Dedicação, profissionalismo, trabalho em equipe e aprendizado. Assim foi resumida a participação de 60 acadêmicos dos cursos de Gastronomia e Nutrição do Campus Universitário da Região das Hortênsias, no dia 23 de junho, na segunda edição do festival Ô Churras, realizado em Gramado. Voluntários nas 12 estações de comida, durante quase nove horas, os alunos demonstraram satisfação em fazer parte do evento, colocando em prática o aprendizado da sala de aula – todos os acadêmicos já haviam cursado a disciplina de Manipulação de Carnes.
Do curso de Gastronomia, Felipe Alves considerou a dedicação, o comprometimento, o comportamento e o profissionalismo de todos os colegas como fundamental para o sucesso do evento. “Trabalhei na estação BBQ Bueno, com parceiros receptivos e trocas de experiências. Desta forma, fui aprimorando algumas técnicas”. Já na estação Nonno Mio, a aluna Sandra Boschetti, também da Gastronomia, sentiu-se agradecida pela oportunidade de aprendizado e interação e mostrou-se grata aos professores da UCS e aos colegas de seu curso e de Nutrição.
Para a coordenadora do curso de Gastronomia, Bruna Dachery, “são oportunidades como esta que aproximam nosso aluno da realidade do mercado, do ambiente real de trabalho. Estar em uma universidade que oportuniza isto, é um grande diferencial. Foram 60 alunos com diferentes níveis de habilidades técnicas, porém todos muito entrosados e trabalhando perfeitamente em equipe para que cada estação fosse um sucesso”.
Acadêmicos do curso de Nutrição também mostravam-se agradecidos e satisfeitos em participarem do evento gastronômico. Brenda Manea de Moura enfatizou que a experiência foi totalmente diferente de tudo que já havia realizado como aluna da UCS. “Todo o aprendizado durante o evento levarei, com certeza, para a vida. Espero ter a oportunidade de participar dos próximos”. Aliás, o aprendizado por ter participado da atividade também foi ressaltada pela acadêmica Liliane Belmonte, salientado a experiência incrível de nove horas de atividades.
Do curso de Nutrição do Campus-Sede, Gabriele Guisso também se fez presente como voluntária: “uma experiência totalmente diferente. Tivemos que sair da nossa zona de conforto, foi bem cansativo, mas gratificante. Trabalhamos do início ao fim e os chefs nos ensinaram muito”.
Para a professora Heloísa Theodoro, coordenadora do curso de Nutrição no Campus Universitário da Região das Hortênsias, “a participação dos acadêmicos no evento vem fortalecer a junção do ensino e extensão e também a aproximação dos cursos. Os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos. Além disso, trabalharam em equipe, assumiram seu papel profissional e foram comprometidos com seu trabalho. Com certeza foi uma experiência ímpar de muito aprendizado”.
Em parceria com a Villa Germânia Alimentos, a UCS contou com uma estação própria, servindo um confit de pato finalizado na brasa com emulsão de maracujá, acompanhado de legumes grelhados. O chef assador da Estação UCS foi o professor Gilvan Bertinati, do curso de Gastronomia.