Acadêmicos da área da Hospitalidade organizam jantar de comemoração dos 40 anos do curso de Hotelaria.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/11/2018 | Editado em 29/11/2018

Acadêmicos dos cursos de Hotelaria, Gastronomia, Eventos e Administração – que neste semestre cursaram as disciplinas de Eventos em Meios de Hospedagem e Serviços de Restaurante – vivenciaram uma noite atípica no Campus Universitário da Região das Hortênsias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na última segunda-feira, dia 26 de novembro, eles serviram um jantar para convidados – autoridades da região, autoridades acadêmicas e representantes das principais entidades patronais do setor de Turismo, Hotelaria, Eventos e Gastronomia. O desafio foi lançado pelo professor das disciplinas, Jeremias Polidoro Pontalti, que procurou unir a teoria da sala de aula com a vivência que eles terão como profissionais”.

O evento, realizado no Espaço Hospitalidade da unidade universitária em Canela, marcou os 40 anos do curso de Hotelaria – que iniciou em 1978, no balneário Atlântida, então município de Osório, e foi transferido para Canela em 1986 –, os 50 anos da UCS (completados no ano passado) e os 25 anos da regionalização da Instituição.

A operacionalização da atividade envolveu cerca de 25 acadêmicos desde a busca de patrocínio, escolha do menu, arrumação das mesas, recepção aos convidados,  preparo da refeição e o atendimento às mesas. “O evento serviu como uma espécie de laboratório e finaliza um semestre. Todo o evento foi construído pelos acadêmicos”, explicou o professor Jeremias que, ao final do jantar, foi convidado para ser paraninfo da turma. Egresso da UCS, nos cursos de Hotelaria e Turismo, o docente, ao receber o convite, enfatizou aos alunos: “Vocês são especiais desde o primeiro dia de aula. Espero que vocês saiam da Universidade com um terço do amor que tenho pela nossa profissão”.

Professores Maguil Marsílio, Margarete Lucca, Roberto Boniatti, Candido da Roza e Jeremias Pontalti.

Candido Luis Teles da Roza, diretor Administrativo e Financeiro, e Roberto Vitorio Boniatti, coordenador da Assessoria de Planejamento e Orçamento, representaram a Reitoria da Universidade. Agradecendo o acolhimento e parabenizando os acadêmicos envolvidos na atividade, o professor Candido destacou o papel da Universidade na vida das pessoas que por ela passam. “É impossível entrar na Universidade e sair da mesma forma. Parabéns pelo esforço de todos, que pelo conhecimento, fazem a diferença na sociedade”.

Vivência
Antônio Paulo de Assis Cardoso Júnior é acadêmico do curso de Hotelaria e há 20 anos atua no mercado da Região das Hortênsias. No ano passado, escolheu  fazer parte do curso de Hotelaria: “Posso afirmar que a escolha foi certeira. O curso de fato está inclinado com as demandas da Região, uma das mais imponentes em oportunidades para o profissional formado nas áreas ligadas à Hospitalidade. São mais de 500 meios de hospedagem, 200 parques temáticos ou de experiência e mais de mil oportunidades ligadas à gastronomia”.

Antonio, do curso de Hotelaria.

Atualmente Antônio Paulo exerce a função de gerente comercial e de novos negócios da Tri Táxi Aéreo, que em 2019 irá inaugurar um Parque Temático na região. E garante: “os conhecimentos que obtive com o curso de Hotelaria estão sendo fundamentais para me auxiliarem na condução desse projeto comercial. Espero, assim que me formar, poder continuar minha jornada acadêmica na UCS, uma Universidade comunitária que traz contribuições significativas onde está inserida”.

Francisco, do curso de Administração.

Francisco Moschen Lovatto, de Gramado, é acadêmico do curso de Administração no Campus Universitário da Região das Hortênsias e cursa a disciplina “Serviços de Restaurante”, como eletiva. Durante o jantar dos 40 anos do curso de Hotelaria ele foi o responsável pelo serviço de atendimento a uma mesa de convidados. Essa foi sua primeira experiência na área da Hospitalidade, considerada  “uma experiência diferente, que fez com que eu saísse de minha rotina”.

Menu
Couvert: Bruschettas al pomodoro trifolati e granapadano com trilogia de cogumelos.
– Opções de entrada: Creme de cabotiá com crispies de bacon e azeite de trufas negras; ou Mix de folhas de horta com romã e morangos, ao pesto de manjericão.
– Opções de pratos principais: Tournedor de filé mignon em redução de vinho do porto e risoto de aspargos verdes; ou Gnocci de banana com ragout de shitake ao aroma de coentro.
– Opções de sobremesa: Féculas de mandioca ao vinho branco e amoras silvestres; ou Praliné de amêndoas com creme de pistache e frutas vermelhas.

Fotos: Rafael Cavalli