Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo se destacam em evento nacional com projeto para a avenida de Caxias do Sul.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/08/2019 | Editado em 22/08/2019

Concorrendo com 60 trabalhos em âmbito nacional, acadêmicos foram finalistas na 32ª edição do Concurso Ideias em Arquitetura do Portal Projetar.org e conquistaram uma menção honrosa ao projetar a Rua do Futuro.

Com um trabalho intitulado Uma luz sobre a Memória: passado, presente e futuro da Avenida Júlio de Castilhos, os acadêmicos Vitória Maggioni, João Vitor Hartmann, Marco Antônio Roxo, Marcos Vinícius Longhi e Henrique Zuchetto, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS, conquistaram uma menção honrosa no 32º Concurso Ideias em Arquitetura do Portal Projetar.org, 5º Prêmio Soluções Para Cidades e 2º Concurso Concrete Show South America.  Os estudantes responderam ao desafio de imaginar como seria a rua do futuro, propondo soluções com um dos materiais de maior protagonismo na construção civil brasileira, o concreto.

Finalistas entre mais de 60 grupos participantes, os estudantes foram premiados no dia 15 de agosto durante o Concrete Show, em São Paulo. “No maior evento do setor na América Latina tivemos nossa prancha exposta e fomos agraciados com a menção honrosa, o que nos deixou extremamente orgulhosos, considerando o corpo de juízes do concurso, com nomes importantíssimos do cenário nacional e internacional”. Entre eles, Benedito Abbud e também Lula Gouveia, do SuperLimão Studio, que recebeu o grupo para uma visita guiada em seu escritório. “Foi uma experiência que não sairá das nossas memórias tão cedo, e serviu pra selar a parceria da equipe, que, com certeza, buscará novos desafios”, afirma a estudante Vitória.

O Projetar é em um portal de concursos de ideias para estudantes e jovens profissionais em contribuição ao processo de crescimento profissional por meio da competição, que oportuniza o exercício criativo, o desenvolvimento de habilidades e a conquista de visibilidade no início de suas carreiras. “Depois de décadas projetando ruas para os carros, as cidades estão finalmente redescobrindo os benefícios de se imaginar ruas que equilibrem os anseios de todos os seus usuários”, definiu a proposta.

Projeto
Vitória explica que a dedicação foi extracurricular, no período de férias de inverno. “Concebemos o projeto conforme o que aprendemos nas disciplinas do curso. Alguns desses pontos são a priorização do pedestre em detrimento dos automóveis, a preservação da memória de uma via histórica da cidade – a Avenida Júlio de Castilhos – e a sustentabilidade aliada à tecnologia”. A proposta é de criação de uma rua sem automóveis particulares, priorizando o transporte público através de um veículo leve sobre trilhos eletromagnéticos que sinaliza sua aproximação por meio de equipamentos holográficos que iluminam o piso. A fim de não danificar a pavimentação original da via e possibilitando a reversibilidade do projeto em futuras intervenções, projetou-se um piso elevado, com janelas didáticas pensadas para manter a memória do que já foi a Avenida para gerações futuras. O trabalho ainda previu a manutenção da estruturação original da via, com seus canteiros centrais, e a criação de jardins de chuva inundáveis, para captação sustentável das águas pluviais.

Fotos: Acervo Pessoal