Acadêmicos de Hotelaria desenvolvem manual de gestão estratégica para auxiliar empreendedores

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/07/2020 | Editado em 24/07/2020

E-book é voltado a administradores de micro e pequenas empresas do setor hoteleiro, considerando as dificuldades impostas pelo cenário de pandemia da Covid-19.

Conectados à realidade social e a um mercado profissional que busca reinvenção diante de uma pandemia, acadêmicos do curso de Tecnologia em Hotelaria do Campus Universitário da Região das Hortênsias da UCS desenvolveram uma iniciativa de apoio ao setor hoteleiro. Alunos da disciplina Projeto Temático II: Hospitalidade e Mercado criaram um e-book com técnicas básicas de gestão estratégica e capacitação de negócios voltadas aos administradores de micro e pequenas empresas da área.

Intitulado Hospitalidade e Mercado: 9 Estratégias para Melhorar seu Desempenho, o manual pode ser acessado neste link e, também, nas páginas do curso de Hotelaria no Facebook e no Instagram (@HotelariaUCS).

“A boa gestão e um planejamento eficaz são capazes de prever ameaças, respondendo prontamente, além identificar oportunidades e planejar ações que visam ao desenvolvimento”, destaca o grupo na apresentação do manual. Entre os tópicos contemplados no e-book estão identificação da categoria do empreendimento e de sua estrutura, visando ajustes ao cenário; questionamentos para um olhar estratégico; missão, visão, valores e público-alvo; análise de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças; construção de objetivos e metas; plano de ação; e resolução de problemas, com a apresentação, aos leitores, de metodologias para efetivar os processos.

A proposta levou em conta o cenário do mercado na região das Hortênsias, conforme descreve o docente da disciplina, professor Jeremias Polidoro Pontalti, “com muitas empresas de administração familiar, sem domínio de habilidades em gestão e conhecimentos na área da hospitalidade”. Esses, conforme explica, acabam se tornando os empreendedores mais afetados pelos desafios do momento vivenciado. Assim, a ideia é disponibilizar os conteúdos ao setor, também, a partir do vínculo com suas entidades representativas. “Além de tudo, esta é uma forma dos alunos estarem próximos ao mercado, conectados com a realidade, cumprindo o papel de disseminadores de conhecimento e como integrantes de uma Universidade que é comunitária e referência para o empresariado da região”, define o professor.

A autoria do trabalho é dos acadêmicos Edinan Santana Junior, Gabriel Jahn Limberger, Mayra Corino Kieling, Paola Brombatti Marques, Phillipe D. F. da Felicidade e Taís Menezes Tomasi.