Acadêmicos do curso de Design expõem trabalhos no coletivo “1+UM Design”.
O Coletivo Caxiense de Design, Criatividade e Compartilhamento de Ideias 1+UM Design / Brasileiro Contemporâneo, que ocorre de 12 a 15 de setembro, em Caxias do Sul, contará com a exposição “Memoráveis”, com projetos dos acadêmicos do curso de Design da Universidade de Caxias do Sul.
A 1ª edição do 1+UM Design será realizada de quarta a sexta-feira, das 17 horas às 22 horas, e sábado, das 14 horas às 20 horas, no Tronca Corporate (Rua Tronca, 2650, esquina com a Rua Visconde de Pelotas), em Caxias do Sul, e reunirá criadores e indústria de design, com palestras, exposições e bate-papos. A primeira feira caxiense do setor – que também tem o apoio da UCS – apresentará empresas e seus produtos de alta qualidade técnica e contará com a participação de destacados designers da Serra Gaúcha com reconhecimento internacional que levam o design brasileiro contemporâneo à vista global.
A ideia do evento é estabelecer ainda mais sinergia nas relações entre o público e designers e também divulgar o design produzido em Caxias do Sul.
DESTAQUES DESIGN UCS
– a cadeira Nós, exposta na Feira Habitare de Helsinque, na Finlândia, no estande da Universidade de Turku, parceira institucional da UCS. O projeto foi executado por vários alunos do curso, com orientação do professor Douglas Onzi Pastori;
– os bancos e mesas Diamanti e Due Metà em parceria com a empresa de Bento Gonçalves SCA/Slimstone, exposta no Salone Sattelite da Feira de Milão;
– a linha de mobiliário para makers, da aluna Pâmela Rosa;
– a linha de móveis Docere, da aluna Tais Balbinot, em parceria com artesãos de Monte Belo;
– os bancos Âmago baseados no slow design, da aluna Estella Munhoz;
– o mobiliário Be Bold para makers, da aluna Bruna Franchino;
– o vencedor do concurso Vitrum Arte patrocinado pela empresa CINEX, do aluno Josiel Lima com design de superfície para vidros;
– a linha de luminárias Diagonal premiada no concurso Carlitos da empresa Luxion, do aluno Gabriel Paim Barberio;
– os cartazes das feiras dos livros de Caxias do Sul e Bento Gonçalves e dos musicais O Fantasma da Ópera e Os Miseráveis, projetados pelos estagiários do Design Center UCS.
Para o coordenador do curso de Design, professor Douglas Onzi Pastori, “é muito importante que a comunidade caxiense seja sensibilizada e conscientizada pela qualidade das realizações do design local, pois ele traz a nossa história, o nosso jeito de ser contemporizado pelas demandas, tecnologias e linguagens atuais, desenvolvendo uma cultura que privilegie o genius loci para além das parametrizações fornecidas pela globalização. Temos egressos reconhecidos no cenário do design nacional – Guilherme Wentz e Vinicius Siega, por exemplo – , e outros tantos com grandes potencialidades. A exposição deverá, portanto, dar um pouco de visibilidade para que a comunidade conheça, prestigie e valorize quem está por trás – um pensamento, uma sensibilidade, uma lógica, um conjunto de valores, um sujeito – de uma peça de design, isto é, o designer”.