Núcleo de Apoio ao Estudante propõe acolhimento e orientação a alunos, professores e familiares

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/08/2021 | Editado em 12/08/2021

NAE busca construir oportunidades e condições de acesso para que os acadêmicos, em suas singularidades, possam se inserir na Universidade da melhor forma possível

Acolhimento, mediação, orientação e acompanhamento: estas são as principais ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio ao Estudante da Universidade de Caxias do Sul. O NAE foi instituído junto ao Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais (CINTED) da UCS em 2019, com a finalidade de acolher e apoiar os estudantes em suas singularidades, almejando uma educação para todos e proporcionando o acesso, a permanência, a participação e o protagonismo dos alunos na Universidade, sem qualquer forma de discriminação.

Reunião da equipe do NAE.

As ações do NAE buscam construir oportunidades e condições de acesso para que os estudantes possam se inserir na UCS da melhor forma possível. O Núcleo opera de modo indissociável, desdobrando-se em quatro eixos: acessibilidade, diversidade, atenção à saúde mental e à aprendizagem. Trata-se de um espaço que acolhe, orienta, encaminha, acompanha e intervém nas situações necessárias — sejam elas relacionadas às dificuldades psicossociais, socioeconômicas, didático-pedagógicas, de saúde, de acessibilidade e de inserção na Universidade.

Conforme a assistente social que integra a equipe técnica no NAE, Gisele Lain, o Núcleo busca construir oportunidades e melhores condições de acesso ao ensino. “Os estudantes chegam até nós por meio do encaminhamento das coordenações e professores dos cursos, ou mediante a procura espontânea do próprio aluno ou de seus familiares”, explica.

Além da assistente social, compõem a equipe técnica do NAE a psicopedagoga Denise Igansi, a professora do curso de Serviço Social Margareth Capra, e a professora do curso de Psicologia Renata Sassi. O acolhimento inicial, realizado pelo grupo, envolve uma escuta qualificada de modo confidencial, resguardando os preceitos éticos do sigilo e do respeito às singularidades.

Trabalho dos intérpretes de Libras.

A partir desse acolhimento são definidos os passos seguintes, podendo haver encaminhamentos para serviços especializados internos ou externos, sempre mediante a concordância dos estudantes. Também são realizadas combinações quanto aos acompanhamentos, sendo que a frequência varia de acordo com a especificidade de cada situação.

A coordenação e os professores dos cursos também recebem assessoria direta do Núcleo, de modo a construir conjuntamente estratégias para dar a devida atenção às necessidades de cada estudante. Para os estudantes surdos são disponibilizados intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ademais, sempre que necessário, o NAE realiza a articulação do aluno com as diversas instâncias institucionais da UCS objetivando o ingresso, uma melhor inserção e permanência dos estudantes na Universidade.

O apoio necessário para seguir em frente

O estudante Gregori Matté, com dificuldades emocionais, conta que o NAE o encontrou em um momento muito desafiador da vida: ele havia recém retornado dos Estados Unidos, onde morou por mais de três anos. O acadêmico explica que se sentia muito deslocado. “Além disso, voltei com problemas de saúde: tive convulsões e depressão enquanto morava fora, e isso afetou bastante minha parte cognitiva e meu ânimo de viver”, relata.

Encontro com estudantes surdos em 2020, pré-pandemia.

Conforme o estudante, as profissionais da equipe entraram em contato para saber porque ele não estava mais frequentando a Universidade. “A partir daí, conversei com elas e até hoje sigo conversando, porque é muito importante e libertador para mim. Elas perceberam o problema e fazem de tudo para me incentivar. Sinto que elas me proporcionam o apoio que eu preciso para seguir em frente”, descreve.

Suporte que se estende à família

Apesar de ser um Núcleo de Apoio ao Estudante, o NAE também presta acolhimento às famílias dos alunos. Geni Maria Kloss é mãe do acadêmico Joziel Kloss Teixeira, com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Assim que decidimos colocar o Joziel na UCS, sabíamos que ele precisaria de apoio para socializar e interagir com as pessoas, por isso já pedimos um suporte ao NAE e, desde então, nos sentimos acolhidos”, conta.

Com o apoio do núcleo, Joziel trocou de curso: foi da graduação em História para Gastronomia. Geni recorda que o filho se sentiu mais seguro com o suporte do NAE, desde a escolha do curso até a formatura. A mãe acredita que ele ainda vá precisar da atenção do Núcleo, pois pretende que o filho realize outros cursos na UCS. “Quero parabenizar o NAE por todo esse apoio e compreensão. Sempre que precisamos, fomos muito bem atendidos”, expressa.

Contribuição nas mais diversas formas

Cristiano Cardoso Bueno.

O professor coordenador do curso de Educação Física da UCS, Ricardo Rodrigo Rech, já trabalhou com o NAE e com estudantes apoiados pelo Núcleo. “Às vezes acreditamos que, por trabalharmos com estudantes do Ensino Superior, todos já são pessoas adultas, que não precisam de suporte. Contudo, algumas precisam sim, e das mais diferentes formas. O NAE dá todo esse suporte para nós, professores, e uma ajuda pontual riquíssima aos estudantes”, destaca.

Cristiano Cardoso Bueno é tetraplégico, e foi um dos alunos do professor Ricardo. Hoje ele já é Bacharel em Educação Física e está no último semestre de Licenciatura na mesma habilitação. “O NAE me apoiou muito. Muitas rampas e outras estruturas que tornaram a UCS mais acessível foram viabilizadas com a contribuição do Núcleo. Espero que outros alunos cadeirantes que venham estudar aqui também tenham sua trajetória acadêmica facilitada e com mais acessibilidade, assim como foi para mim”, deseja.

Por ser um espaço de apoio e acolhimento e ao estudante, o NAE é uma referência para a vida dos alunos e um estímulo na ampliação de suas possibilidades de protagonismo, engajamento, pertencimento e permanência na Universidade. Muito além de uma exigência legal, o Núcleo se tornou um espaço de suporte aos discentes, docentes e famílias.

Neste 11 de agosto, Dia do Estudante, o NAE deseja saudar a todos os estudantes!

 

Fotos: Arquivo/NAE