Adiada entrega, pela UCS, do título Honoris Causa ao sociólogo Edgar Morin
Atraso em retorno de viagem impediu homenageado de participar da solenidade, programada para a tarde desta segunda. Nova data será agendada pela Universidade.
A entrega do título Doutor Honoris Causa ao sociólogo francês Edgar Morin, que seria efetivada nesta segunda, dia 13, pela Universidade de Caxias do Sul, foi adiada para data a ser definida pela instituição. Em virtude de atraso no retorno a Paris, França, onde reside, após uma viagem a trabalho no final de semana, o homenageado não conseguiu disponibilizar a tarde de hoje para participar da solenidade, conforme previsto. A cerimônia ocorreria de modo virtual, com a presença do Conselho Universitário (Consuni) na UCS e de Morin e da embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, via plataforma on-line.
O imprevisto também impossibilitou a participação do professor no II Colóquio Internacional Processos Educacionais e Tecnologias Digitais: O humano em (trans)formação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Educação e pela Área do Conhecimento de Humanidades da UCS, no qual estava programada a conferência de abertura O Humano em Transformação, a ser proferida por Morin. O colóquio prossegue durante toda a semana, com debates e atividades voltados aos professores da educação básica e do ensino superior.
A concessão do título a Morin, o 11º do gênero na história da UCS, foi aprovada por unanimidade pelo Consuni, órgão máximo da instituição, em assembleia realizada no dia 30 de junho de 2021, a partir de proposição da Área do Conhecimento de Humanidades, em reconhecimento à distinção acadêmica e ampla contribuição dada à educação pelo criador da abordagem do ‘pensamento complexo’ (ou ‘paradigma da complexidade’), bem como pela passagem de seu centenário, ocorrida em 8 de julho.