Agenda de docente no México abre perspectivas para cooperação internacional em Turismo.
A Universidade de Caxias do Sul foi pauta em diversos eventos e reuniões no México, entre 14 e 18 de maio, com destaque para os estudos na área do Turismo, a partir de uma agenda de atividades do professor Michel Bregolin, coordenador dos cursos de graduação em Turismo, Hotelaria e Eventos.
“A participação foi extremamente positiva para a Universidade em função das perspectivas que se abriram para novas cooperações internacionais em âmbito acadêmico e institucional, não somente com o México – país que deverá confirmar a sexta colocação mundial em recepção de visitantes internacionais, segundo previsões para este ano – mas com instituições e universidades de outros países reunidas nos eventos”, considera.
Cidade do México
O cronograma teve início na Cidade do México, no dia 14 de maio, a convite da Secretaria de Turismo, órgão responsável pelas políticas relacionadas ao turismo em âmbito nacional. No evento CEDOC Y sus Autores (foto acima à esquerda), Michel apresentou os resultados dos seus estudos de Doutorado – sua Tese foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Administração em associação ampla entre PUCRS e UCS. Realizado mensalmente pelo Centro de Documentación Turística (CEDOC), do Instituto de Competitividad Turística, o encontro recebe pesquisadores com trabalhos em destaque para compartilhá-los com os acadêmicos do país. Depois, em reunião com diretores das áreas de Integração de Informação Setorial, Análise Regional e Estatística da Secretaria de Turismo (foto acima à direita), Michel apresentou a Universidade de Caxias do Sul e compartilhou dados referentes à sua pesquisa sobre observatórios de turismo, tema que atende ao interesse de implementação daquele órgão governamental.
No dia seguinte, foi recebido pelo diretor geral do Instituto de Competitividad Turística, José de Jesús Quiñónez Ramírez, e falou, no evento Conversando con Expertos, para acadêmicos, gestores públicos e representantes de associações empresariais sobre a situação dos observatórios em nível internacional.
Guanajuato
No Estado de Guanajuato, no dia 17, Michel falou para um público de empresários e acadêmicos que participavam do evento Platicando con Expertos del Sector Turístico, organizado pela Direção de Hospitalidade e Turismo no município de León, Nesse mesmo dia também participou de atividades do 6º Encontro Nacional e Internacional de Observatórios de Turismo (foto ao lado), uma realização do Observatório Turístico do Estado de Guanajuato, reconhecido pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO), “como uma das maiores referências em âmbito mundial no campo dos observatórios”, conforme explica Michel.
Na última conferência, o professor apresentou um panorama sobre a situação dos Observatórios de Turismo da Europa e da América Latina, e sua contribuição ao evento ainda incluiu a participação em um painel moderado pelo diretor de desenvolvimento turístico sustentável da Organização Mundial de Turismo (UNWTO), Dirk Glaesser, cuja diretoria é responsável pela Rede de Observatórios de Turismo Sustentável da organização. Para representantes de diversos países, o docente da UCS falou sobre a situação brasileira no processo de uso de tecnologias para a produção de indicadores para a gestão na área.
Fotos: Perla Calzada (Instituto de Competitividade Turística) e divulgação