Alinhamento institucional valoriza o planejamento estratégico como ferramenta de gestão
Reunião de trabalho entre gestores e reitoria permitiu revisitar objetivos, projetos e indicadores acadêmicos com olhar para os sistemas administrativos
O encontro entre gestores e a reitoria da Universidade de Caxias do Sul nesta segunda-feira, 8 de julho, reforçou o alinhamento institucional revisitando elementos do planejamento estratégico 2022-2026 e compartilhando indicadores acadêmicos e ferramentas de gestão conectadas à administração dos processos para alcançar os objetivos da Universidade.
A reunião de trabalho teve a demonstração do sistema que permite acompanhar os indicadores referentes ao planejamento a partir dos elementos do mapa estratégico da Universidade, com a contribuição da gerente da Assessoria de Planejamento e Orçamento, Janaína Aguiar Orlando; das ferramentas de mensuração para análise e melhorias, com o compartilhamento de índices da graduação, da pós-graduação lato sensu, stricto sensu e extensão pelo chefe de gabinete da reitoria, Givanildo Garlet; e do acompanhamento orçamentário gerencial, o âmbito financeiro do planejamento estratégico, a partir do diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Marcelo Faoro de Abreu.
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, enfatizou a importância das ações fundamentadas em trabalho de gestão guiado para o futuro da Universidade a partir de suas diretrizes. Diante de índices e projetos para os próximos dois anos que refletem essa organização, exaltou a dedicação dos profissionais que formam a Universidade e transmitem seu encantamento aos alunos. “Pessoas que realmente gostam de contribuir para que o mundo possa ser um lugar melhor para viver a partir do processo educacional”. No que concordou o vice-reitor, Asdrubal Falavigna, afirmando que nas pessoas está a grandeza da Instituição, com conhecimento, espírito de pertencimento e paixão pela UCS.
O presidente da FUCS, Dom José Gislon, também ressaltou a importância do trabalho desempenhado, especialmente no momento atual, decorrente da tragédia climática, tão difícil ao Estado, que pede a todos resiliência e protagonismo rumo a uma nova realidade. “Com espírito altruísta e de amor, que possamos também sonhar novas realidades para a Instituição da qual fazemos parte, relendo sua história e projetando caminhos para continuar sendo protagonista no Ensino Superior como uma universidade forte, preparada, tecnológica e que responde aos anseios do Estado e do país”.
Fotos: Bruno Zulian