Alunas do CETEC conquistam ouro na Infomatrix e representarão o Brasil em feira internacional

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/09/2021 | Editado em 06/10/2021

As estudantes já haviam sido premiadas na 35ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec, realizada em Novo Hamburgo.

 

No último domingo (26/09), as estudantes Manuela Teles da Roza, Laura Elizama Silveira Calgaro e Gabriela Priscila da Silva receberam a medalha de ouro na etapa nacional da Infomatrix 2021. Além do destaque entr e os primeiros colocados do evento científico, as estudantes receberam uma credencial para participar da final internacional da Infomatrix Mundial, a ser realizada em Jalisco, no México, em 2022.

O projeto intitulado “Estudo comparativo dos desenvolvimentos sociais e econômicos indígenas nas tribos dos Kaigang (Farroupilha) e Caigangues (Erechim), entre os anos 1930 e 2020” contou com a orientação das professoras Deise Angelica Pasquali e Beatriz Catharina Messinger Bassotto. O projeto já foi apresentado na Mostra Científica e Tecnológica do CETEC, posteriormente representou a escola na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) e agora foi destaque na Infomatrix 2021.

O Concurso Brasileiro de Projetos Científicos e Tecnológicos Infomatrix Brasil é uma organização da Sociedade Latino Americana de Ciência e Tecnologia – SOLACYT. As premiações Infomatrix têm por objetivo apoiar os jovens pesquisadores e levar seus projetos a um nível elevado, apresentando-os à comunidade e buscando sua aplicação no meio social para fins de inovação e empreendedorismo.

Andréia Gobbi, coordenadora do CETEC Ciência, reconhece o sucesso e a distinção dos alunos na premiação e destaca a liberdade de temas que a escola possibilita aos alunos no momento da pesquisa. Além disso, pontua que o desenvolvimento de saberes por meio da atitude científica faz parte dos princípios da escola: “A ação de fazer descobertas e buscar resolver problemas na área das ciências humanas evidencia a preocupação com questões sociais que fazem parte do cotidiano e das relações entre as pessoas nos diferentes setores ao longo da história e que se refletem em diversos contextos. Participar de eventos técnico científicos que reúnem jovens pesquisadores de diferentes países, promovendo a integração entre os povos e novos conhecimentos, é enriquecedor para a vida pessoal e para a carreira profissional, despertando vocações e estimulando o espírito crítico e de partilha dos nossos estudantes.”, conclui Andréia.