Alunos do CETEC Fundamental plantam manacás em estacionamento da UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/03/2024 | Editado em 13/03/2024

Projeto de educação ambiental integra um projeto piloto que pode ser estendido a outros locais do Campus-Sede

As atividades de educação ambiental dos alunos do CETEC UCS vão além de sala de aula e da própria área verde da escola. Nesta terça e quarta-feira, dias 12 e 13, estudantes do CETEC Fundamental participaram de uma ação inédita do Setor de Gerenciamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Eles fizeram o primeiro plantio de árvores em um estacionamento do Campus-Sede. 

Duas turmas de 9º ano foram envolvidas no projeto para cultivar Manacás-da-Serra (Tibouchina mutabilis) no estacionamento entre o bloco I e F da universidade, vizinhos ao CETEC Fundamental. Orientados pelo professor Daniel Reolon, os estudantes conheceram mais sobre a espécie nativa da região. A escolha se deu também pelo rápido crescimento, além da sombra e beleza que este tipo de árvore propicia. 

De acordo com Kira Lusa Manfredini, bióloga e responsável técnica pelo gerenciamento ambiental da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), os canteiros foram idealizados pela direção da instituição e trata-se de um projeto piloto que poderá ser estendido. 

“Agora vamos verificar se as mudas se adaptam ao espaço para verificar se esta iniciativa pode ser reproduzida para outros locais do campus. Além da sombra e embelezamento que as árvores proporcionam, sempre que temos o desafio de fazer paisagismo, buscamos árvores nativas até para destacar a importância da nossa flora regional. Por isso também tivemos a ideia de envolver os alunos do CETEC pelo engajamento que a escola tem com educação ambiental”, explica a bióloga.

A diretora do CETEC, Ana Cristina Possapp Cesa, reforça que o plantio foi feito, mas o trabalho continua. “Não é só pelo CETEC Fundamental estar ao lado do estacionamento que os alunos continuarão sendo guardiões do desenvolvimento dessas espécies que eles mesmos ajudaram a plantar, mas principalmente pela importância da preservação ambiental estar inserida no seu cotidiano”, ressalta a diretora. Ao todo, foram plantadas 20 mudas de manacás.