Unidade móvel de Medicina Veterinária oportuniza prática profissional conectada à ação social
Estrutura impulsiona o ensino e a prestação de serviços à comunidade, contribuindo para a formação de profissionais-cidadãos
O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul e seu Complexo de Saúde Animal contam com uma unidade móvel pioneira na Serra Gaúcha, patrimônio institucional que desde 2017 agrega à formação dos acadêmicos, como laboratório de ensino, e à comunidade, enquanto unidade de extensão que impulsiona a prestação de serviços médico-veterinários e a educação com foco em saúde animal e posse responsável.
A estrutura montada em um ônibus conta com um consultório clínico para exames e triagem e duas salas equipadas para cirurgias eletivas de cães e gatos, além de ambiente para recepção dos tutores e pacientes.
Contribuindo ao ensino prático de disciplinas como Técnicas Cirúrgicas e Cirurgia, a unidade móvel permite aos alunos a realização de castrações sob supervisão docente. Essas atividades também são realizadas na estrutura modelo do Instituto Hospitalar Veterinário da UCS (IHVET), no que o veículo agrega a oportunidade da ida a campo, alcançando bairros e cidades mais distantes e contribuindo na resolução de problemas sociais a partir do capital humano e da tecnologia. Os acadêmicos, sobretudo, passam a conhecer de perto a realidade das comunidades durante a formação. “É um grande ganho na formação do futuro profissional levar os alunos para onde está o problema, promovendo a saúde animal no contexto da saúde pública. Eles acessam realidades com as quais muitas vezes não teriam contato somente dentro dos ambientes das escolas de Medicina Veterinária. Essas vivências contribuem a um dos grandes objetivos do curso da UCS, que é formar, para além de médicos veterinários, profissionais com visão de resolução de problemas sociais, inclusivos e dedicados”, sustenta o diretor técnico do IHVET, professor Leandro do Monte Ribas. Em diálogo com os tutores dos animais, ainda durante a formação, “experienciam o compromisso e a responsabilidade que é cuidar do amor de alguém”, acrescenta.
A Unidade Móvel tem sua relevância, ainda, em iniciativas institucionais conectadas com o poder público, a exemplo do convênio com a Prefeitura de Caxias do Sul, via Secretaria do Meio Ambiente, que viabiliza a esterilização de cães e gatos e a educação sobre posse responsável nos bairros. Como gabinete móvel do curso, o veículo também permite apresentar suas atividades em feiras e eventos através da participação de professores, funcionários e alunos.
Estrutura em Saúde Animal
Referência na área, a Universidade de Caxias do Sul conta com um Complexo de Saúde Animal que inclui o Instituto Hospitalar Veterinário, sediado no bloco 46 do Campus-Sede, contemplando ainda as instalações dos blocos 47 e 56; a unidade móvel; o Zoológico da UCS, centro de recuperação e abrigo de animais silvestres apreendidos em cativeiro ilegal ou encontrados debilitados, feridos ou órfãos, destinados protocolarmente pelos órgãos ambientais; Escola Experimental; e interface com o Museu de Ciências Naturais, além dos lagos da Instituição e sua biodiversidade. Os espaços unem qualificação em Medicina Veterinária, prestação de serviços, pesquisa e inovação.
Fotos: Bruno Zulian