Arquitetura e Urbanismo: projeto de motel urbano recebe menção honrosa em concurso.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/05/2018 | Editado em 16/05/2018
Os acadêmicos: Caroline, Bruno Guilherme (de óculos), Guilherme Conte (meio) e Guilherme Jaskulski.

Desconstruir o estereótipo de motel de beira de estrada, propondo a criação de um novo conceito de integração com a cidade. Abordagem dos estudantes procurou  dar um novo significado a conceitos que não se enquadram na contemporaneidade. 

Quatro acadêmicos do sexto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo – Guilherme Conte Rodrigues, Guilherme Jaskulski de Oliveira, Caroline Garaffa e Bruno Guilherme Fabro – receberam menção honrosa no concurso 025 do Portal Projetar.org,  cuja proposta é projetar um motel urbano na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Segundo o aluno Guilherme Conte Rodrigues, o concurso teve como objetivo “desconstruir o estereótipo de motel de beira de estrada, propondo a criação de um novo conceito de integração com a cidade. Então, como proposta, trabalhamos a diversidade, a desconstrução de conceitos e da forma, impulsionando os usuários na experimentação das sensações em todos os sentidos”.

O concurso, que recebeu 95 projetos de equipes compostas por acadêmicos de diversos estados brasileiros e de outros países, é organizado pelo Portal Projetar.org, uma ferramenta voltada para “a interconexão de estudantes universitários através de concursos de projetos ligados a temas atuais, nos mesmos moldes de concursos profissionais de Arquitetura”.  Ao participar  desse tipo de atividade, os estudantes podem desenvolver conhecimentos, talentos e criatividade, além de aperfeiçoar a formação profissional.

Este foi o terceiro concurso que os acadêmicos participaram pelo Portal Projetar.org. Nas outras vezes, eles projetaram uma casa portátil para moradores de rua e fizeram a revisão do pavilhão de exposições do Brasil na Bienal de Veneza.

Quanto à menção honrosa – que prevê a publicação do projeto em revistas e blogs parceiros do site promotor, além de certificado – os acadêmicos vão mais além do que simplesmente comemorar:
– “Quando paramos para entender as proporções da ideia do grupo, isso nos dá a sensação de recompensa pelo esforço. Claramente ficamos felizes com a posição atingida. No entanto, pensar na arquitetura e no urbanismo a nível nacional, com soluções que qualificam a vida das pessoas, é sim, além de um exercício acadêmico, a esperança de um futuro melhor”.

Fotos: Arquivo pessoal