Daniel Senise fala sobre sua trajetória artística, nesta terça-feira, em evento no Campus 8.
Considerado um dos artistas contemporâneos brasileiros mais renomados, Senise se encontra com os alunos da Universidade de Caxias do Sul nesta terça-feira, 19 de novembro, em evento aberto à comunidade.
Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul promovem nesta terça-feira, 19 de novembro, palestra com o pintor e gravador Daniel Senise, considerado um dos mais renomados artistas contemporâneos brasileiros. O evento ocorre às 20h, no auditório do Campus 8.
Senise intitulou sua palestra de “13.014 dias” por ser o espaço de tempo entre sua primeira exposição individual e a data do encontro com os alunos da UCS, quando apresentará um breve histórico de sua carreira e suas principais obras no contexto da arte contemporânea.
A atividade é voltada a acadêmicos de Artes Visuais e de todos os cursos da área de Artes e Arquitetura da UCS, estudantes de Fotografia, artistas, curadores, e aberta à comunidade em geral.
O artista
Daniel Senise, que vive e atua no Rio de Janeiro, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo ingressado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no ano seguinte, onde participou de cursos livres até 1983. Foi professor na mesma escola de 1985 a 1996.
Desde os anos oitenta, o artista vem participando de mostras coletivas, entre elas a Bienal de São Paulo, a Bienal de La Habana, em Cuba, a Bienal de Veneza, a Bienal de Liverpool, a Bienal de Cuenca, a Trienal de Nova Delhi, no MASP e no MAM, de São Paulo, no Musee d’Art Moderne de la Ville de Paris, no MOMA, em New York, no Centre Georges Pompidou, em Paris, e no Museu Ludwig, em Colônia, Alemanha.
Senise tem exposto individualmente em museus e galerias no Brasil e no exterior, entre eles, o MAM do Rio de Janeiro; MAC de Niterói; Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro; o Museum of Contemporary Art, em Chicago; o Museo de Arte Contemporáneo, em Monterrey, México; Galeria Thomas Cohn Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro; Ramis Barquet Gallery e Charles Cowley Gallery, em Nova York; Michel Vidal, em Paris; Galleri Engström, em Estocolmo; Galeria Camargo Vilaça, em São Paulo; Pulitzer Art Gallery, em Amsterdam; Diana Lowenstein Fine Arts, em Miami; na Galeria Silvia Cintra, no Rio de Janeiro; Galeria Vermelho, em São Paulo; Galeria Graça Brandão, em Lisboa; e Galeria Nara Roesler, em São Paulo e Nova York.
Nas imagens, duas obras de Daniel Senise.