Aula inaugural celebra os 65 anos do curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/03/2025 | Editado em 28/03/2025

Evento no UCS Teatro reuniu alunos dos campi, professores, coordenadores e profissionais que colaboraram na história do curso

Ex-diretores foram homenageados

Com trajetória mais longa que a própria Universidade de Caxias do Sul, o curso de Direito celebra 65 anos de história em 2025. Uma aula inaugural realizada na noite de quinta-feira, 27 de março, no UCS Teatro, abordou a linha do tempo do curso e a importância da sua trajetória para a Instituição e a comunidade regional.

O evento seguiu com uma palestra do professor titular de Direito Tributário da Universidade de São Paulo, Dr. Humberto Ávila. Ele falou sobre o tema “Direito e Consequencialismo”. Com trajetória consolidada na área, incluindo doutorado e estágios pós-doutorais em universidades estrangeiras, Ávila elogiou a história do Direito na UCS. “É invejável ver o que foi construído ao longo desses 65 anos. A Universidade está de parabéns!”.

Dr. Humberto Ávila falou sobre “Direito e Consequencialismo”

A graduação em Direito é a maior da Universidade de Caxias do Sul, já tendo formado 11.322 alunos. Atualmente, conta com 2.367 estudantes em todos os sete campi. O prestígio se refletiu no evento, com a presença de alunos de todas as unidades universitárias e do Campus-Sede no UCS Teatro, além de professores, ex-professores e funcionários.

O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, exaltou a importância daqueles que escolhem o Direito como trajetória profissional para batalhar pela Justiça na sociedade. “Vocês ajudam o mundo a ser melhor. Vocês buscam, como Themis, a usar a espada da Justiça com a isenção necessária. Acreditamos nisso, foi o que vocês juraram, e é por isso que celebramos os 65 anos do curso de Direito”.

Conquistas importantes foram enfatizadas pelo diretor da Área de Ciências Jurídicas da Universidade, professor Edson Dinon Marques. Entre elas, a fundação do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJU), em 1993, que desde então auxilia a população de baixa renda em diversas áreas jurídicas – somente em 2024 foram realizados mais de 20 mil atendimentos. Outro feito é o ingresso na Cátedra da ONU Sérgio Vieira de Mello, que se dedica à temática da Proteção Internacional da Pessoa Humana. Por fim, o professor reforçou a importância do fundador do curso, e primeiro reitor da UCS, Dr. Virvi Ramos. “Só foi possível chegar até aqui por força e engenhosidade de um cidadão de visão além do seu tempo que, aliás, foi um dos fundadores da própria Universidade de Caxias do Sul. Ao doutor Virvi nossa gratidão pela exigente missão que confiou à Universidade, que, por sua vez, delegou aos gestores e professores do Direito a tarefa de cuidar do curso para que ele continue a servir de forma exemplar à comunidade”. 

RECONHECIMENTO

Na ocasião, por sua colaboração à trajetória do curso, ex-diretores da área foram homenageados. Eunice Terezinha Ribeiro Chalela, Fernanda Maria Francischini Schmitz, José Carlos Monteiro, Itamar Luiz França e Roberto Sbravati foram agraciados com uma placa. 

Fotos: Bruno Zulian