Autores EDUCS em destaque: saiba mais sobre Adir Ubaldo Rech
Natural de Caxias do Sul, o autor Adir Ubaldo Rech tem graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1979), graduação em Direito, também pela UCS (1989), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Direito também pela Federal do Paraná (2003). Tem especialização em Gestão Pública em Berlim (Alemanha). Foi secretário de Planejamento de Caxias do Sul. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da UCS.
Rech integra o quadro permanente de docentes da pós-graduação Stricto sensu (Mestrado e Doutorado) em Direito, na disciplina de Direito Urbanístico Ambiental e Instrumentos Jurídicos de Políticas Ambientais Sustentáveis. Tem atuação direta no assessoramento e na construção de Planos Diretores e na área de Direito Ambiental e Urbanístico.
É responsável pela redação de dezenas de Planos Diretores, entre eles o Plano Diretor do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e de Gramado. Palestrante na UNESCO, é autor de dezenas de livros e artigos científicos sobre Direito Urbanístico como instrumento da tutela do meio ambiente e cidades sustentáveis.
Quando e como o livro entrou na sua vida?
Sempre li muito. O mestrado me levou a escrever o primeiro livro e nunca mais parei.
Como a sua formação interfere no processo de autoria dos livros?
Ela é fundamental. Tudo é resultado de pesquisa que produz conhecimento e que precisa ser registrado para socializar.
Quando decidiu publicar seu primeiro livro? Quais fatores contribuíram ou dificultaram o processo? Qual foi o livro?
Foi a minha dissertação de mestrado. Foi a Exclusão Social e o Caos das Cidades, publicado pela EDUCS.
Cite suas principais obras publicadas?
A Exclusão Social e o Caos das Cidades, Cidades Sustentáveis, Inteligência Artificial, Meio Ambiente e Cidades Inteligentes e Zoneamento Ambiental como Plataforma da Sustentabilidade.
Destaque três aspectos mais significativos da experiência de publicar um livro:
– Tornar a pesquisa e as idéias uma forma de contribuição para o bem-estar e o conhecimento
– O prazer de ver o resultado de muito trabalho
– A melhor forma de perpetuar o pensamento
Sendo uma das maiores autoridades na pesquisa sobre Planejamento Urbano, fale um pouco sobre esta temática que se faz presente em grande parte das suas obras publicadas:
Temos muita pesquisa, conhecimento que normalmente não chega e não é lido por quem tem a competência de decidir. A única forma de proteger o meio ambiente e propiciar o desenvolvimento sustentável é planejar a ocupação territorial de forma correta. O que é correto? O que é sustentável!
Além de professor, pesquisador e autor, o senhor participou do Conselho Editorial da EDUCS durante muito tempo. A partir dessa experiência, qual a sua opinião sobre o papel e a importância da nossa editora?
A Editora é a alma da Universidade, que eterniza o resultado da pesquisa e do conhecimento, é o principal instrumento que deve estruturar uma Universidade. Sem Editora não existe Universidade.
Destaque três aspectos positivos da atuação da EDUCS atualmente:
– A divulgação da pesquisa e do conhecimento produzido
– A vitrine da grandiosidade que significa a UCS
– Uma permanente contribuição para o aperfeiçoamento humano
Crédito da foto: Acervo UCS