Autores EDUCS em destaque: saiba mais sobre Terezinha Lucero De Carli
A autora Terezinha Lucero De Carli nasceu em Santa Vitória do Palmar (RS), onde cursou Magistério. Em 1980, mudou-se para Porto Alegre para graduar-se em Licenciatura Plena em Letras – Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA). Terezinha também é graduada em Licenciatura Plena em Letras – Espanhol pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-graduada em Tradução de Espanhol/Português e Português/Espanhol pela Universidade Gama Filho (UGF). Teve experiências profissionais como professora de Pré-Escola, Ensino Fundamental (currículo e Língua Espanhola) e Ensino Médio, como professora de Língua Espanhola. Também lecionou em escolas de idiomas. Em 2022, Terezinha lançou-se como escritora com seu primeiro romance, Aurora do Silêncio, escolhendo a EDUCS como editora. Com o livro, participou das Feiras do Livro de Nova Petrópolis e de Porto Alegre. Confira em entrevista a visão da autora sobre sua trajetória na escrita.
Quando e como o livro entrou na sua vida?
Na faculdade, a partir da leitura de muitos livros, comecei a escrever contos. Mais recentemente, participei de algumas oficinas literárias com o objetivo de aprimorar a escrita criativa. Tendo contato com os diversos gêneros, escolhi escrever romances.
Como a sua formação interfere no processo de autoria dos livros?
A formação em Letras incluiu estudos literários que proporcionaram uma compreensão mais profunda das técnicas literárias, estilos literários e uma gama de obras literárias ao longo do curso.
Quando decidiu publicar seu primeiro livro? Quais fatores contribuíram ou dificultaram o processo? Qual foi o livro?
Decidi publicar em 2022. O principal fator de dificuldade foi o investimento para publicação. O fator de contribuição foi a boa receptividade e a atenção das editoras. O livro publicado foi Aurora do Silêncio, pela EDUCS.
Quantos livros você já escreveu?
Além do meu romance Aurora do Silêncio, participei de três coletâneas de contos: Contos Contemporâneos / Oficina de Criação Literária (2017), com Alcy Cheuiche; Palavra por Palavra, Oficina de Criação Literária (2017/2018), com Caio Riter; O Farol das Segundas-feiras (2018), com Letícia Wierzchowski.
Fale um pouco sobre Aurora do Silêncio: do que ela trata, qual o público alvo, quais os objetivos da publicação?
O romance Aurora do Silêncio conta a história de Ernesto, nascido no interior do Rio Grande do Sul, que partiu para a capital nos últimos anos da década de 1950 para cursar a universidade, hospedando-se em uma pensão. Durante sua estadia, ele fez amizade com colegas engajados em movimentos estudantis e políticos, um encontro que moldaria dramaticamente o curso de sua vida. Apesar de inicialmente relutante, Ernesto acabou se envolvendo na política durante seus primeiros anos na universidade e se engajou ativamente na campanha eleitoral de Leonel Brizola, para governador. Com medo de ser detido, algo que se tornou realidade para alguns de seus colegas no início de 1964, Ernesto tomou uma decisão drástica. Ele retornou à sua cidade natal e, mais tarde, buscou refúgio no Chile, onde testemunhou de perto o início da ditadura no país, em 1973. O público alvo são os leitores interessados em histórias que abordam aspectos históricos, políticos e sociais. O objetivo da publicação é dar início a uma carreira de escritora, compartilhando ideias e tendo a oportunidade de mostrar minha escrita. Também é uma forma de motivar muitas pessoas.
Destaque três aspectos mais significativos da experiência de publicar um livro:
Do ponto de vista pessoal, a publicação ofereceu uma sensação de concretização pessoal ao compartilhar ideias, histórias ou conhecimentos com o público. Do ponto de vista profissional, a publicação de um livro é o início de uma carreira promissora como escritora, podendo aumentar a visibilidade do autor, tendo a oportunidade de consolidar sua credibilidade e abrir portas futuras. A publicação de um livro permite o contato do autor diretamente com os leitores que compartilham suas impressões, dúvidas e observações sobre a obra.
Que contribuições a publicação junto à EDUCS traz para a sua obra?
A EDUCS contribuiu para a obra adicionando a sua credibilidade e experiência na publicação de livros, ajudando a divulgar novos e já consagrados autores. A experiência com a editora foi excelente, destacando, principalmente, a comunicação, com rápidas respostas às minhas dúvidas.