Avaliação on-line: aprovação docente pelos estudantes registra maior média geral histórica
Em escala de 1 a 5, média das avaliações atingiu 4,57. Instrumento é adotado pela UCS desde 2002 visando ao planejamento contínuo de ações de melhoria da qualidade.
Os resultados da Avaliação On-line do primeiro semestre letivo deste ano demonstram que tem sido considerada bem-sucedida a adaptação ao modelo de aulas on-line síncronas na UCS. Em função da pandemia, a alternativa concilia a preservação da saúde da comunidade acadêmica com a manutenção da qualidade de ensino, e se efetiva a partir do esforço conjunto de professores e estudantes.
Apesar das limitações próprias do modelo, a aprovação evidencia-se nos números registrados na consulta referente ao período 2020-2, que teve a participação voluntária de 6.838 alunos. Em uma escala de 1 a 5, a média das avaliações dos docentes pelos estudantes atingiu 4,57, constituindo-se na maior média geral obtida em toda a história da avaliação on-line na Universidade. Também nessa edição, foi verificado um aumento da média em relação ao período letivo anterior por Área do Conhecimento no campus de Caxias do Sul e em todos os demais campi da UCS na região.
A Avaliação On-line é um instrumento adotado pela UCS desde 2002 na conferência do desempenho a cada semestre para o planejamento contínuo de ações de melhoria da qualidade. A avaliação ocorre por meio de respostas a um formulário composto de cinco questões que abordam o relacionamento entre docentes e estudantes; a diversificação de estratégias de ensino e sua articulação com o campo de atuação profissional; o planejamento dos encontros e os processos de avaliação do desempenho dos estudantes.
A análise deste período também compreendeu a percepção sobre a implantação de medidas para a continuidade dos estudos em meio à pandemia. Participaram desta etapa 5.220 acadêmicos, com avaliações que totalizaram média geral 4,08, em escala de 1 a 5, sobre o acesso on-line a atendimento e serviços da UCS, a comunicação com os estudantes para orientação sobre as mudanças temporárias e o acesso a acervo e serviços da Biblioteca.